8 dicas de como prevenir o envelhecimento da pele no VERÃO



As semanas de verão já estão chegando - para a alegria de muita gente, inclusive!


Teremos pela frente ao menos 90 dias de altas temperaturas, alta umidade e noites um pouco mais curtas. É um período propício para descansar, se divertir e recarregar as energias numa piscina ou nas areias da praia. Mas será que dá pra arrumar um tempinho e se preocupar com a pele?


Bom, esses cuidados são muito importantes! A forte incidência de radiação UVA e UVB está relacionada a uma série de complicações para o nosso corpo, e entre as mais comuns estão as queimaduras, envelhecimento acelerado, acnes, manchas e até mesmo o câncer de pele (já falei sobre ele aqui no meu blog recentemente, vale a pena dar uma olhadinha depois).


MAS O QUE FAZER ANTES DE SE EXPOR?

- De olho nas roupas


Dê preferência para os tecidos de algodão durante as atividades ao ar livre, pois eles bloqueiam muito bem a radiação UV e protegem a sua pele de queimaduras. Por outro lado, os tecidos sintéticos, como o nylon, já não são tão eficazes assim. Não use roupas tão apertadas e evite deixá-las suadas por muito tempo no corpo sem trocar.


- Capriche nos acessórios


Não só no verão, mas em todas as épocas do ano, é muito importante utilizar um óculos escuro de boa qualidade (não estou falando daqueles de camelô, hein!). Além de cuidar dos olhos, eles também conferem proteção para as pálpebras, uma área também suscetível ao câncer de pele.


Se puder conciliar o uso de um chapéu ou boné, melhor ainda. Dessa forma você cobrirá boa parte do rosto.


Se estiver na praia e precisar de uma barraca, escolha as que são feitas com cobertura de algodão ou lona, materiais mais resistentes à radiação solar.


- Foco na hidratação


Beba água! O recado é simples e direto. Nos dias mais quentes, é bom aumentar o consumo e, se preferir, pode incluir água de coco e sucos naturais.


- Protetor solar sempre!


Já sabe, né? Nunca se esqueça de passar um filtro solar de FPS igual ou superior a 30. A aplicação deve ser feita no corpo todo, principalmente no rosto e demais áreas expostas, meia hora antes de sair de casa. Reaplique o produto a cada 2 horas, sempre que tiver longo contato com a água ou se transpirar muito.


- Coma bem


Eu sei que pode ser tentador pra alguns, mas o verão não é a melhor época do ano pra exagerar nas comidas pesadas e gordurosas. Na verdade, muita gente até aproveita o clima e investe em uma alimentação saudável, rica em verduras, legumes, frutas, fibras e carnes grelhadas. E o caminho é esse mesmo! É hora de investir em cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, alimentos ricos em carotenóides que fazem bem pro corpo e pra pele.


E DEPOIS DE UM LONGO DIA?

- Cuidado com o banho

Depois de nos expor ao sol durante algumas horas, não é legal tomar um banho tão quente. Além de uma possível irritação, comprometemos um pouco da barreira protetora da pele e favorecemos o surgimento de coceiras e manchas vermelhas.

- Escolha um bom hidratante

Com a pele ressecada, é muito importante cuidar da hidratação, inclusive de fora pra dentro. Invista em um creme hipoalergênico e adequado à sua pele. Aplique o produto depois do banho, espalhe bem e repita o processo diariamente.


- Consulte regularmente um dermatologista


Essa é uma dica de ouro! Só um profissional especializado pode avaliar as características da sua pele, indicar os cremes, loções, medicamentos e procedimentos adequados para o seu caso. Além disso, uma boa consulta pode identificar problemas ainda em fase inicial e facilitar o tratamento.


Tenha o hábito de visitar o consultório do seu médico de confiança, principalmente se notar algo de anormal. Se precisar de alguma ajuda, estou aqui!


Já publiquei um artigo aqui no meu blog sobre as principais doenças de pele no verão. Não deixe de conferir e se proteger!


Fontes:

Sociedade Brasileira de Dermatologia (https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-com-a-pele-no-verao/)

Natura (https://www.natura.com.br/blog/pele/pos-sol-como-cuidar-da-pele-depois-dos-dias-de-praia-e-piscina)

44 visualizações0 comentário