A detecção precoce do Câncer de Pele começa por você!



De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), um câncer de pele diagnosticado precocemente tem mais de 90% de chances de cura. Muitas vezes, os primeiros sinais de anormalidade podem ser observados em casa, em poucos minutos, apenas com a ajuda de um espelho de corpo inteiro ou de mãos, uma cadeira e um secador de cabelo.


O autoexame é uma prática muito importante para rastrear mudanças e anormalidades no corpo humano. Através dele, conseguimos notar:


- Manchas pretas, marrons ou transparentes que aumentam de tamanho;

- Uma verruga ou marca de nascença que sofre alteração nas suas dimensões, espessura, cor e textura;

- Uma pinta ou ferida que coça, arde, forma crostas e sangra;

- Uma ferida aberta que não cicatriza há três ou mais semanas.


Diante de algum desses cenários, é importante procurar um dermatologista apto a te examinar e indicar o melhor tratamento.

SAIBA A FAZER O AUTOEXAME

1 – Rosto: perceba como está a pele do seu nariz, boca, região periocular e orelhas. Se necessário, pode utilizar mais de um espelho para facilitar a visualização.


2 – Couro cabeludo: use um secador de cabelo para expor cada parte da cabeça e aproveite para examinar qualquer sinal de anormalidade.

3 – Mãos: observe a palma e o dorso, os espaços entre os dedos, a unha e os pulsos.

4 – Braços: em frente a um espelho de corpo inteiro, analise o antebraço, cotovelos e axilas. Não esqueça nenhum lado.

5 – Tórax: ainda no espelho, perceba como está o seu pescoço, peito, mamilos e seios. Se necessário, você pode levantá-los para avaliar a parte de baixo.


6 – Costas: pode não ser muito fácil, mas é importante observar a nuca, os ombros, a região superior das costas e a parte de trás dos braços que não ficou muito visível anteriormente. Depois, examine o bumbum e a parte de trás das coxas.

7 – Pernas: apoie uma de cada vez sobre um banquinho ou uma cadeira e observe como está a pele da coxa, canela, tornozelos e pés (inclusive dedos e unhas).


A avaliação minuciosa do próprio corpo é recomendada para homens e mulheres, pode ser feita após o banho e contar com a ajuda do companheiro(a) para analisar as áreas de difícil acesso. Repita todo o processo pelo menos uma vez por mês, e visite a sua dermatologista anualmente para checar se está tudo em ordem.

SOBRE O CÂNCER DE PELE

De acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença corresponde a cerca de 27% de todos os tumores malignos no Brasil, maiores até que os casos de câncer de próstata, mama, colo de útero e pulmão.

Com a campanha do Dezembro Laranja, a SBD reforça a importância dos cuidados com a exposição solar exagerada e sem proteção desde a infância, do mapeamento de riscos e do diagnóstico precoce pelo autoexame e acompanhamento dermatológico anual.


Fique à vontade para tirar suas dúvidas.


Fontes:

The Skin Cancer Foundation. Self-Exams Save Lives. Disponível em: https://www.skincancer.org/early-detection/self-exams/

Sociedade Brasileira de Dermatologia

139 visualizações0 comentário