Afinal, pra que servem esses produtos: sérum e tônico?



O skincare virou moda, e se a alguns anos atrás a maioria das pessoas só conhecia o sabonete, o hidratante e, no máximo, algum produto para espinhas, hoje em dia a rotina diária dos adeptos do skincare está repleta de produtos diferentes.


Dois produtos que se popularizaram bastante foram o sérum e o tônico. Você sabe o que é cada um deles e para o que servem?


SÉRUM


O sérum é um produto de baixa viscosidade, rápida absorção, fácil aplicação e contém alto teor de ativos, que vão depender da finalidade de cada sérum.


O sérum é um produto de tratamento e existem diversas opções no mercado, para todos os tipos de pele. Dentre os mais populares, estão os séruns antiacne, que contém ácido salicílico na sua composição, por exemplo, os séruns clareadores, com ácidos como o tranexâmico, séruns anti-idade, hidratantes, antioxidantes, etc. Alternativas não faltam.


Mas atenção! Não compre produtos de skincare sem antes se consultar com a sua dermatologista, principalmente se os produtos forem dermocosméticos que contenham ácidos!

Os séruns são uma ótima opção para tratar diversos problemas de pele (oleosidade, acne, manchas, sinais da idade), mas não se esqueça de seguir a orientação de um profissional e não confiar totalmente na blogueirinha do instagram. Cada pele é única! O que é bom para ela pode não ser bom para você.


TÔNICO


O tônico vem para complementar a limpeza da pele, após o sabonete. Ele não é um produto essencial na rotina para todas as pessoas, mas pode ser um grande aliado para as peles oleosas.


A limpeza extra ajuda a desobstruir e purificar os poros, o que evita o aparecimento dos temidos cravos e espinhas. No mercado, existem fórmulas específicas para as pessoas que tem a pele oleosa e são a base de ácido salicílico e ácido glicólico, por exemplo, e ajudam a controlar a oleosidade.


Se você tem a pele mais ressecada, não se preocupe! Também existem tônicos com a formulação específica para não ressecar ainda mais a sua pele.


Independente do seu tipo de pele, a dica é: fugir dos tônicos que são a base de álcool. O álcool irrita a pele e pode deixa-la sensível e avermelhada.


Nem sempre o tônico deve ser usado diariamente. Dependendo do tipo de pele, pode ser interessante usar a cada um ou dois dias para evitar o ressecamento e a irritação da pele.


O SÉRUM e o TÔNICO são produtos ótimos e podem ajudar muito a tratar e a melhorar a aparência da sua pele. Mas é importante lembrar que os produtos ESSENCIAIS do skincare são:

  • Sabonete ou gel de limpeza.

  • Hidratante.

  • Filtro solar.


Se você quiser incrementar a sua rotina e tratar algum problema de pele que te incomoda, agende uma consulta comigo.


Estou à disposição para conversarmos no meu consultório. Você pode agendar um horário pelo telefone (34) 3217-8394 ou WhatsApp (34) 99317-8394.


Dra. Monique Naves - CRM MG 57040 RQE 45099⠀


18 visualizações0 comentário