Com o passar dos anos, parece que cada “olhadinha” no espelho revela um detalhe novo no rosto, né? E sejamos sinceras, apesar de naturais, essas marcas podem incomodar e fazer a gente pensar em alternativas pra contornar o problema. E está tudo bem!
Quem está passando por essa fase geralmente se lembra - na hora - de um dos procedimentos mais famosos e difundidos, o BOTOX! É aí que vem a dúvida:
“Mas Dra., será que realmente já é hora? Não sou muito nova não?”
Bem, a minha resposta costuma ser: “talvez sim, talvez não, depende (rs rs)…”. Como eu já disse em outra oportunidade, o botox não tem idade, e sim indicação, e é por isso que vale a pena conhecer um pouquinho mais sobre ele e tirar a dúvida se realmente compensa o investimento.
O QUE É O BOTOX?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), o botox é, na verdade, um jeito mais fácil de se referir à toxina botulínica, uma substância produzida pela bactéria Clostridium botulinum, mas isolada e purificada para atuar como tratamento médico.
Na prática, pelas mãos de um profissional devidamente habilitado, o botox é aplicado em pequena dose para relaxar a musculatura e reduzir as contrações causadoras das rugas. A injeção é feita diretamente no músculo e os primeiros efeitos podem ser observados em torno de 72 horas após o procedimento, podendo durar até seis meses de acordo com o metabolismo do paciente e os cuidados nesse período.
Hoje em dia, a toxina botulínica tem sido amplamente utilizada para combater as marcas de expressão da fronte (testa), entre as sobrancelhas e ao lado dos olhos, nos chamados pés-de-galinha. Além disso, ainda no campo da estética, o botox também é uma boa alternativa para corrigir casos de hiperidrose e sorriso gengival.
O QUE SERIA, ENTÃO, UM BOTOX PREVENTIVO?
Lembra que no começo desse texto eu reforcei que o botox não tem idade, e sim indicação? Isso ajuda a chegar na resposta!
O botox preventivo nada mais é do que realizar algumas sessões de aplicação antes mesmo das rugas se tornarem visíveis, justamente como o objetivo de “prevenir”. Essa estratégia é mais comum dos 25 aos 40 anos e tem ganhado muita força em outros países.
Por ser uma estratégia ainda recente, é fundamental consultar uma dermatologista especializada e fazer uma boa avaliação. Isso ajuda não só a potencializar os resultados, mas também protege a saúde e a segurança do paciente. Vale a pena ressaltar que na falta de cuidados uma má aplicação de botox aumenta os riscos de irritação, expressões faciais congeladas e muito mais.
E AÍ, VALE A PENA INVESTIR?
Se você está nessa faixa etária, se preocupa com as linhas de expressão, ainda não observou nenhuma e já quer se prevenir, pode SIM considerar esse procedimento! A minha dica, claro, é agendar uma consulta, conversar abertamente com a dermato e se certificar de que está tudo certo para as suas sessões.
Caso queira saber mais sobre o assunto, podemos agendar um horário no meu consultório. Estou à disposição! Você pode entrar em contato pelo telefone (34) 3217-8394 ou WhatsApp (34) 99317-8394.
Dra. Monique Naves
CRM MG 57040 RQE 45099⠀
Comments