Como criar uma relação de #amor com a sua pele



O cuidado genuíno com a pele vai muito além de uma rotina de skincare com produtos da moda. É preciso, mais do que nunca, estabelecer uma conexão verdadeira com quem você é, com o que você precisa e com o que te faz se sentir bem.


Esse assunto parece um pouco filosófico, né? Mas realmente faz sentido, é como pensar na psicologia da pele: os sinais que ela nos dá, o histórico que ela carrega e de que forma deve ser cuidada.


Essa jornada não é fácil, viu? Mas a boa notícia é que depende apenas de nós, de cada pequena atitude no dia a dia. Pra te ajudar, separei um passo a passo simples com reflexões que podem entrar na sua rotina a partir de hoje.


Quais marcas VOCÊ carrega?


Entender o passado faz muita diferença na hora de tomarmos decisões. Nesse sentido, tire um tempo para lembrar dos ensinamentos que você recebeu ao longo da vida, como aquelas dicas de avó sobre o que é bom ou ruim, os remédios que todo mundo usa, recomenda e compartilha, as comidas que dizem fazer mal pra pele e outras mensagens que já circularam pelos seus ouvidos.


É bom lembrar que por mais simples que pareça, todas essas informações moldam a sua consciência sobre o autocuidado de uma forma ou de outra.


E quais marcas a SUA PELE carrega?


Cada pele é única, isso não se discute. E é claro que temos características semelhantes, como é o caso da cor, mas são as individualidades que se sobressaem no fim das contas.


Onde estão as suas linhas de expressão e como são? Vale a pena refletir se elas são resultado de algum costume do dia a dia e se explicam algum hábito negativo.


Existe alguma pinta, cicatriz ou manchinha que chama a sua atenção ao longo do tempo? Tente lembrar do tamanho, da cor e dos locais em que cada uma está.


No geral, a sua pele é de fato oleosa, ressecada ou mista? Essa condição já foi pior ou melhor em algum momento? Vou falar um pouquinho sobre isso lá na frente, mas pode ser que você precise de ajuda pra chegar nessa resposta.


Quais respostas ela tem dado nos últimos tempos?


Nossa pele dá sinais o tempo todo, nós só precisamos ouvir.


Algum alimento tem provocado irritações? Como ela tem se apresentado depois de algumas noites mal dormidas? E a maquiagem do dia a dia, tem sido bem recebida ou está trazendo efeitos negativos?


Ser um bom ouvinte é, na prática, a chave para mudarmos os hábitos e nos cuidarmos de fato. Nesse jogo de ação e reação, precisamos entender o que funciona e o que não funciona. É como um relacionamento amoroso em que as coisas só fluem com o diálogo.


Qual é o seu compromisso daqui pra frente?


Quando você toma consciência de todos esses pontos, é hora de agir. Sem um movimento real não será possível construir essa relação de amor que você tanto busca. É necessário priorizar o que faz bem e afastar o que faz mal.

Que tal se comprometer a retirar a maquiagem antes de dormir, garantir o protetor solar diário, variar o cardápio das refeições pra trazer alimentos mais naturais, controlar a bebida e abrir mão do tabagismo? Para que fique claro, essa não é a minha lista de recomendações, e sim alguns insights pra você refletir e entender o que fará sentido pra SUA vivência.

Independentemente do que você escolher, saiba que será necessário ter disciplina e alguns ajustes no meio do caminho. Falhou um dia? Ok, bola pra frente que o próximo vem aí, não precisa se frustrar. Teve uma grande mudança na vida e precisa recalcular a rota? Ok também, isso faz parte e é extremamente natural. Como eu havia dito, capte os sinais e vá acertando os pontos com o tempo.

Quem pode te ajudar nesse processo?


Você não precisa e nem deve entrar nessa jornada sozinha(o). Por mais que a relação de amor com a pele seja algo muito pessoal e única, um profissional sempre é bem-vindo na hora de dar conselhos, examinar, sugerir tratamentos e apontar um caminho mais seguro (o que eu estou fazendo aqui, agora, é um exemplo).


Lembre-se que todo esse processo de autocuidado tem um propósito maior: viver com muito mais saúde, confiança e disposição. É um esforço que começa na pele e respinga efeitos no trabalho, nos estudos, na família, no amor e em muitas outras áreas da vida.


Sempre que precisar de algo, eu estarei aqui! Podemos agendar um horário no meu consultório pelo telefone (34) 3217-8394 ou WhatsApp (34) 99317-8394.


Dra. Monique Naves

CRM MG 57040 RQE 45099⠀


14 visualizações0 comentário