Pele ressecada, só o óleo corporal resolve?



É só as temperaturas baixarem que logo eu, você e até mesmo a musa do Instagram com a pele perfeita lidamos com o mesmo problema: A PREGUIÇA DE HIDRATAR A PELE COMO DEVERIA! Afinal de contas, nada mais chato do que sair do banho quentinho e ter que passar um hidratante gelado, não é mesmo? Mas então, qual a solução? Óleos de banho resolvem? Antes de qualquer coisa, vamos entender a ação de cada produto na nossa pele:

COMO O ÓLEO CORPORAL AGE NA PELE?

O óleo corporal forma uma película protetora sobre a pele que retém a umidade natural, evitando assim o ressecamento da mesma. Ou seja, os óleos promovem uma hidratação oclusiva. O que não significa que isso seja o suficiente para manter a pele radiante nos dias mais frios.


Isso porque, como dito antes, o óleo só impede a perda de água e, portanto, não hidrata verdadeiramente a pele. E, por isso mesmo, o hidratante é imprescindível para tratar o ressecamento da pele.


E O HIDRATANTE, O QUE ELE FAZ NA MINHA PELE?

O bom hidratante tem a capacidade de impedir a perda de água, assim como os óleos, mas também tem a propriedade de atingir as camadas mais profundas da pele e conseguir o que chamamos de “hidratação” de verdade.


Em relação à essa capacidade de hidratação, os cremes hidratantes agem principalmente de duas maneiras: com ação emoliente e umectante.


Umectantes: são substâncias como óleos ou lipídios, ou seja, diminuem a perda de água.

Emolientes: são aqueles hidratantes que levam em sua composição ativos que de fato atraem água para a pele, tais como ureia, glicerina e propilenoglicol, d-pantenol e ácido hialurônico.


Agora que você já entendeu como cada um age na pele, vamos à conclusão.


SÓ O ÓLEO RESOLVE?

Ainda que alguns dias frios pareçam propícios para pular a etapa de hidratação da pele, é justamente nessa época que a pele mais demanda cuidados, afinal de contas, é nela que costumamos colocar o chuveiro na temperatura mais quente, que enfrentamos dias de vento e, consequentemente, nossa pele sofre as consequências, aparentando ainda mais ressecamento.


E a resposta é: NÃO, ÓLEOS NÃO SUBSTITUEM OS CREMES HIDRATANTES, já que eles têm ações diferentes na nossa pele.


Ah, e vale lembrar que a hidratação também vem de dentro pra fora, ou seja, não negligencie a necessidade de ingerir bastante líquido ao longo do dia.

-

Gostou? Mostre para seus amigos! -

Dr.a Monique C. Naves de Paiva

Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia CRM-MG 57040 RQE 45099

33 visualizações0 comentário