top of page

A rotina de cuidados ideal para seu cabelo


Se você está em busca de um cabelo mais bonito, saudável e resistente, precisa saber que, muito além de um produto caro e milagroso, é preciso investir em rotinas de cuidado muito bem definidas.


E nem tudo se trata de estética, sabia? Como bem defende a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), os cabelos exercem uma função social e também possuem o papel fundamental de proteger a pele contra a radiação solar, especialmente a do couro cabeludo.


Por mais que a sociedade ainda interprete o cuidado capilar como uma questão de vaidade, fica claro que estamos falando, também, de SAÚDE.


Na sequência deste artigo, você encontrará algumas informações muito importantes que te ajudarão a enxergar os fios de outra forma. Leia com atenção, coloque as orientações em prática e não deixe de falar comigo caso tenha alguma dúvida.


O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE OS CABELOS


Antes de entrar no detalhes e cuidados do dia a dia, vale a pena lembrarmos alguns pontos fundamentais que caracterizam os nossos fios.


Segundo a SBD, os cabelos são essencialmente formados por células chamadas queratinócitos, produtoras de queratina. Essa substância é a responsável por dar força e resistência aos fios, e por isso é tão mencionada nos diversos produtos encontrados no mercado. Além disso, na parte externa dos fios, encontramos uma cutícula muito fina que, além da resistência e proteção, também confere brilho, textura e maciez.


Outro ponto relevante a ser mencionado é o padrão de atividade de qualquer fio do nosso corpo.


Em geral, os cabelos alternam fases de crescimento, repouso e queda, com duração e intensidade que podem variar de acordo com a genética, idade e outros fatores externos.


Um ser humano tem, em média, 100 mil fios que crescem no ritmo de 1 centímetro por mês. Desses, até 200 caem todos os dias para dar lugar aos novos, o que exige, consequentemente, um cuidado frequente para que sempre recebam nutrição adequada.


QUAIS OS TIPOS DE CABELO?


Essa pergunta parece simples, mas faz muita diferença na hora de escolher os produtos que farão parte da rotina de cuidados.


A SBD classifica os fios em três tipos básicos de acordo com sua aparência e origem étnica:


  • Lisos: típicos de etnias orientais, esquimós e indígenas.


  • Ondulados: mais comuns em pessoas de origem caucasiana, mas encontrados em também em outros perfis.


  • Crespos: possuem formato elíptico e achatado, com aspecto encaracolado, e frequentes em pessoas de etnia negra.


Como você deve imaginar, eles têm características, exigências e padrões de comportamento diferentes, por isso, vale a pena conversar com a dermato sobre o trato diário.


QUAL A ROTINA IDEAL?


Partindo do princípio que você já consultou a dermato, examinou os detalhes do seu cabelo e quer se cuidar melhor, aqui vai um passo a passo diário que, com disciplina e consistência, será fundamental para chegar a um fio mais bonito e saudável.


Lembrando: a ordem de cada passo e aplicação dos produtos faz toda a diferença, ok?


1 - Limpeza e condicionamento


Tudo começa pelo hábito de eliminar as impurezas acumuladas no dia, bem como o excesso de óleo e fragmentos de pele morta.


Nesse sentido, aplique um bom xampu com cuidado, fazendo movimentos leves e alcançando todos os fios. Deixe agir por poucos minutos e enxágue em água corrente, abundante e com temperatura morna (nada de abusar do banho quente, ok?).


Você não precisa lavar o cabelo todos os dias, mas deve prestar muita atenção quando os fios pedem, de fato, uma boa limpeza.


Terminada essa parte, lembre-se de aplicar um condicionador para dar brilho, hidratação e controle do frizz.


2 - Hidratação


Uma vez limpo, o cabelo pede cuidados extras para não ressecar e se fragilizar. Nesse momento, é hora de investir em um bom hidratante que retenha a água na medida certa e contribua para a saúde dos fios.


3 - Penteado


Cada tipo de cabelo exige cuidados específicos na hora de pentear, mas existe uma regra universal que todo mundo precisa saber: aplicar muita força ou puxar demais os fios faz com que eles percam a resistência e quebrem com maior facilidade.


Use pentes ou escovas de dentes largos, faça movimentos leves e, se possível, aproveite os fios ainda molhados para facilitar o processo.


Tente não pentear muitas vezes ao dia e, caso sinta necessidade, busque um sérum desembaraçador para te ajudar nos momentos mais difíceis.


4 - Tratamento


Se você está passando por alguma dificuldade com o cabelo, como queda excessiva, alta oleosidade, manchas ou doenças no couro cabeludo, é nesse momento que, provavelmente, entrará o tratamento indicado pela dermato.


A depender do caso, pode ser necessário utilizar máscaras, suplementos, cremes e pomadas. Tire suas dúvidas no consultório e siga exatamente o que for recomendado.


ATENÇÃO AOS HÁBITOS!


Se você chegou até aqui, já conseguiu perceber que o cuidado com os fios é um trabalho diário, certo?


Da mesma forma que precisamos adicionar boas práticas na rotina diurna e noturna, existem hábitos prejudiciais que devem ser deixados de lado, pois atrapalham o crescimento do cabelo e comprometem sua aparência.


Recentemente, publiquei um artigo completo sobre esse assunto e recomendo a leitura. Clique aqui e confira.


E como caminhamos para o final das dicas, quero lembrar que, se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, eu estou à disposição para conversar, examinar o seu caso e ajudar no que for preciso. Você pode marcar um horário no meu consultório pelo telefone (34) 3217-8394 ou WhatsApp (34) 99317-8394.


Dra. Monique Naves

CRM MG 57040 RQE 45099⠀


____


779 visualizações0 comentário
bottom of page