top of page

Você sabe quais hábitos ATRAPALHAM o crescimento do seu cabelo? Confira agora!

Atualizado: 15 de dez. de 2022


Muitas pessoas querem ter um cabelo bonito, volumoso e com fios resistentes, mas também é verdade que nem todo mundo está disposto a se cuidar no dia a dia para garantir esse resultado.


Hábitos comuns da nossa rotina enfraquecem os fios e atrapalham o crescimento dos novos. Por isso, cabe redobrarmos a atenção aos detalhes e mudarmos essa realidade.


Neste artigo, vou te explicar alguns costumes prejudiciais e, mais do que isso, dar dicas práticas do que você pode fazer, a partir de agora, por um cabelo mais bonito e saudável.


5 HÁBITOS QUE PREJUDICAM OS CABELOS


Excesso de fontes de calor


As altas temperaturas, em geral, danificam a fibra capilar, ressecam os cabelos e facilitam a quebra dos fios. E eu aposto que você exagera nesse detalhe.


Quer exemplos de situações que passam dos limites? Banhos muito quentes e demorados, chapinhas, secadores, babyliss e certos tratamentos químicos que também aquecem a região precisam ser balanceados.


Penteados apertados


Tudo bem se você gosta de manter o cabelo preso na maioria do tempo, mas é importante encontrar um equilíbrio nesse penteado. A alta tração é extremamente negativa para os fios e também pode fazer mal à saúde do couro cabeludo.


Por isso, priorize os penteados um pouco mais folgados, ok?


Outro ponto de atenção está no momento de desembaraçar os fios. Nessas horas, vale a pena pentear o cabelo enquanto ele está molhado, pois a água alivia a tração e impede a quebra.


Produtos errados


Detalhe importantíssimo: nem todo creme, xampu e condicionador é igual. Existem características diferentes que fazem com que cada produto “funcione melhor” para um determinado tipo de cabelo.


Só para você ter uma ideia, os seus cabelos também não são uniformes. Eles podem ter a raiz mais oleosa e as pontas secas, o que por consequência também exigirá produtos diferentes na rotina de cuidados.


Sabe quem vai te ajudar a identificar esses detalhes e chegar à receita ideal? A dermatologista!


Ausência de um cronograma capilar


Esse assunto está na moda e merece a nossa atenção!


O cronograma capilar nada mais é do que um acompanhamento das necessidades dos nossos cabelos. É com ele que compreendemos quando é a hora certa de hidratar, nutrir ou reconstruir os fios.


Sem essa visão cuidadosa, é mais comum usarmos produtos desnecessários e, com isso, prejudicarmos a estética e a saúde capilar. Fale com a sua dermato, faça uma avaliação e monte um plano de ação para o dia a dia.


Má alimentação


O que você come também diz muito sobre a beleza dos seus cabelos, pois a falta de vitaminas e minerais atua diretamente na nutrição dos fios e, consequentemente, atrapalha o seu crescimento.


Certifique-se de que o seu cardápio está bem variado e é rico em alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes.


DICAS PARA AJUDAR NO CRESCIMENTO DOS CABELOS


Se você quer fios mais longos e saudáveis a partir de agora, vale a pena considerar essas orientações validadas por diversos estudos:


  1. Faça uma boa ingestão de proteínas, vitaminas, ferro e zinco em sua dieta. O apoio de um nutrólogo ou nutricionista pode ser interessante.


  1. Evite dietas restritivas, com grande déficit de calorias e que promovem uma alteração de peso muito grande, seja para mais ou para menos.


  1. Se você sofre com a queda de cabelo, considere o uso de medicamentos com acompanhamento médico. Hoje em dia, os mais conhecidos são a melatonina tópica, minoxidil e finasterida.


  1. Outra dica é adotar uma suplementação de queratina. A dermato pode receitar essas pílulas se perceber que a substância está em falta e vem prejudicando os seus fios.


  1. Controle o estresse! Ele também atrapalha a estética e o bem-estar dos cabelos.


  1. No dia a dia, use produtos adequados para o seu tipo de cabelo, considerando sempre as características das pontas, raiz e couro cabeludo.


  1. Não exagere no uso de escovas, chapinhas, tinturas e tratamentos com produtos químicos.


  1. Proteja seus cabelos do sol, cloro e outras substâncias que ressecam e danificam os fios.


  1. Consulte a dermato regularmente para tirar dúvidas, fazer uma avaliação e repensar a rotina de cuidados.


CONTE COMIGO!


Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Eu estou à disposição para tirar suas dúvidas, examinar o seu caso e ajudar no que for preciso. Você pode marcar um horário no meu consultório pelo telefone (34) 3217-8394 ou WhatsApp (34) 99317-8394.


Dra. Monique Naves

CRM MG 57040 RQE 45099⠀


_____________


111 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page