Você já reparou que o seu cabelo está caindo, perdendo o brilho, ganhando oleosidade e “adoecendo” cada vez mais?
Todo mundo tem uma queixa diferente em alguma fase da vida, mas poucas pessoas realmente se atentam para os hábitos do dia a dia que podem estar fazendo mal aos fios.
Quer um bom exemplo? O jeito que você lava, seca, prende e hidrata pode definir como eles vão se comportar a partir de então.
Direto ao ponto, aqui está uma lista com 10 atitudes levantadas pela Academia Americana de Dermatologia (AAD) que fazem mal para o seu cabelo e precisam ser combatidas o quanto antes!
1 - Esfregar o xampu em todo o comprimento do cabelo
Talvez você não saiba, mas não é necessário aplicar o produto em todos os fios e esfregar para que dê resultado. Se o seu objetivo é prevenir danos, vale a pena massagear o xampu apenas no couro cabeludo e deixá-lo fluir pelo restante do comprimento enquanto enxágua.
2 - Não usar condicionador
O condicionador é um produto muito importante para proteger e manter os cabelos nutridos. Por isso, coloque ele de volta na sua rotina.
3 - Esfregar os fios com a toalha
Dá para imaginar o quanto isso pode ser agressivo, né? A dica de ouro é enrolar a toalha na cabeça para absorver o excesso de água e deixar o cabelo secar naturalmente.
4 - Escovar o cabelo enquanto está molhado
Por mais que isso facilite o ato de pentear o cabelo, não é bom estar com os fios muito molhados. Deixe secar um pouco e, aí sim, passe a escova.
5 - Abusar do secador e prancha
Esse excesso de calor aumenta a porosidade dos fios e enfraquece as suas estruturas. Vá com calma e busque outras alternativas na hora do penteado.
6 - Exagerar no gel, aerossol e outros produtos de fixação dos penteados
Com tantos químicos, esses produtos fixadores fazem com que o cabelo perca nutrição, fique oleoso e quebre com mais facilidade. No dia a dia, é melhor priorizar os penteados mais leves.
7 - Penteados muito fortes por um longo período
Tranças, coques, extensões e rabos de cavalo que tracionam demais os fios são um prato cheio para quem deseja perder a saúde do cabelo. Nesses casos, é melhor variar, pegar leve e deixá-lo solto por um tempo maior.
8 - Abusar das tinturas e tratamentos com produtos químicos
Eu sei que a vaidade fala mais alto às vezes, mas nada substitui o equilíbrio. Não misture muitos procedimentos (escolha tintura OU alisamento, por exemplo) e, sempre que possível, aumente o intervalo de tempo entre cada retoque. Essa dica é ainda mais importante nas épocas secas, como o inverno.
9 - Não lavar o cabelo depois de um banho de mar e piscina
Já pensou no que o excesso de cloro e impurezas dessas águas pode fazer com os seus fios ao longo do tempo? Por isso, tente usar toucas de natação e lave o cabelo quanto antes.
10 - Escovar demais
Não é necessário - e nem recomendado - passar muito tempo esfregando os fios para mantê-los no lugar. Use pentes mais largos, não puxe o couro cabeludo, tenha cuidado ao lidar com os fios emaranhados e penteie o suficiente para acertar o volume.
DICA EXTRA PARA CUIDAR DOS CABELOS
Pode anotar que essa também é fundamental: agendar uma consulta com a dermatologista!
É isso mesmo! Dermatologista cuida da pele, mas também é o especialista ideal para preservar a saúde e beleza dos seus fios. Lembre-se que, com uma boa avaliação, podemos montar um plano de cuidados personalizados!
Conte comigo para tirar suas dúvidas e fique à vontade para marcar um horário no meu consultório pelo telefone (34) 3217-8394 ou WhatsApp (34) 99317-8394.
Dra. Monique Naves
CRM MG 57040 RQE 45099⠀
Comments