top of page

10 hábitos do dia a dia que estão danificando seu cabelo

Atualizado: 13 de set. de 2022



Você já reparou que o seu cabelo está caindo, perdendo o brilho, ganhando oleosidade e “adoecendo” cada vez mais?


Todo mundo tem uma queixa diferente em alguma fase da vida, mas poucas pessoas realmente se atentam para os hábitos do dia a dia que podem estar fazendo mal aos fios.


Quer um bom exemplo? O jeito que você lava, seca, prende e hidrata pode definir como eles vão se comportar a partir de então.


Direto ao ponto, aqui está uma lista com 10 atitudes levantadas pela Academia Americana de Dermatologia (AAD) que fazem mal para o seu cabelo e precisam ser combatidas o quanto antes!


1 - Esfregar o xampu em todo o comprimento do cabelo


Talvez você não saiba, mas não é necessário aplicar o produto em todos os fios e esfregar para que dê resultado. Se o seu objetivo é prevenir danos, vale a pena massagear o xampu apenas no couro cabeludo e deixá-lo fluir pelo restante do comprimento enquanto enxágua.


2 - Não usar condicionador


O condicionador é um produto muito importante para proteger e manter os cabelos nutridos. Por isso, coloque ele de volta na sua rotina.


3 - Esfregar os fios com a toalha


Dá para imaginar o quanto isso pode ser agressivo, né? A dica de ouro é enrolar a toalha na cabeça para absorver o excesso de água e deixar o cabelo secar naturalmente.


4 - Escovar o cabelo enquanto está molhado


Por mais que isso facilite o ato de pentear o cabelo, não é bom estar com os fios muito molhados. Deixe secar um pouco e, aí sim, passe a escova.


5 - Abusar do secador e prancha


Esse excesso de calor aumenta a porosidade dos fios e enfraquece as suas estruturas. Vá com calma e busque outras alternativas na hora do penteado.


6 - Exagerar no gel, aerossol e outros produtos de fixação dos penteados


Com tantos químicos, esses produtos fixadores fazem com que o cabelo perca nutrição, fique oleoso e quebre com mais facilidade. No dia a dia, é melhor priorizar os penteados mais leves.


7 - Penteados muito fortes por um longo período


Tranças, coques, extensões e rabos de cavalo que tracionam demais os fios são um prato cheio para quem deseja perder a saúde do cabelo. Nesses casos, é melhor variar, pegar leve e deixá-lo solto por um tempo maior.


8 - Abusar das tinturas e tratamentos com produtos químicos


Eu sei que a vaidade fala mais alto às vezes, mas nada substitui o equilíbrio. Não misture muitos procedimentos (escolha tintura OU alisamento, por exemplo) e, sempre que possível, aumente o intervalo de tempo entre cada retoque. Essa dica é ainda mais importante nas épocas secas, como o inverno.


9 - Não lavar o cabelo depois de um banho de mar e piscina


Já pensou no que o excesso de cloro e impurezas dessas águas pode fazer com os seus fios ao longo do tempo? Por isso, tente usar toucas de natação e lave o cabelo quanto antes.


10 - Escovar demais


Não é necessário - e nem recomendado - passar muito tempo esfregando os fios para mantê-los no lugar. Use pentes mais largos, não puxe o couro cabeludo, tenha cuidado ao lidar com os fios emaranhados e penteie o suficiente para acertar o volume.


DICA EXTRA PARA CUIDAR DOS CABELOS


Pode anotar que essa também é fundamental: agendar uma consulta com a dermatologista!


É isso mesmo! Dermatologista cuida da pele, mas também é o especialista ideal para preservar a saúde e beleza dos seus fios. Lembre-se que, com uma boa avaliação, podemos montar um plano de cuidados personalizados!


Conte comigo para tirar suas dúvidas e fique à vontade para marcar um horário no meu consultório pelo telefone (34) 3217-8394 ou WhatsApp (34) 99317-8394.


Dra. Monique Naves

CRM MG 57040 RQE 45099⠀

68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page