top of page

Como eliminar as MARCAS DE ACNE


Muito além de um detalhe estético, as acnes são responsáveis por, muitas vezes, deixarem marcas profundas na autoestima de um paciente.


Cada vez mais, é comum ouvirmos casos de jovens (e até adultos) que se sentem envergonhados, com baixa autoestima e “de mal” com o próprio corpo por não saberem lidar com as consequências desse problema.


E essa realidade é totalmente compreensível, ok?


Pensando nisso, preparei este artigo para te explicar o que está por trás de uma cicatriz de acne e o que pode ser feito, de fato, para eliminar suas marcas.


O QUE SÃO AS ACNES?


De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), as acnes (conhecidas também como cravos e espinhas) são resultados de uma inflamação das glândulas sebáceas, que com o tempo geram bolhas avermelhadas, doloridas, endurecidas e, em diversos casos, com pus.


Apesar de serem mais comuns na adolescência, as acnes podem surgir em outras fases da vida, como nos momentos de muito estresse ou período menstrual. Além disso, a quantidade e gravidade das lesões pode se intensificar conforme o paciente se expõe a fatores como medicamentos corticoides, excesso de sol e alimentação altamente gordurosa.


E ao contrário do que muita gente pensa, vale a pena esclarecer: acnes não são contagiosas e nem representam sujeira na pele ou sangue!


COMO SURGEM AS CICATRIZES DE ACNES?


Via de regra, uma cicatriz de acne é causada principalmente pela quantidade de células comprometidas pela lesão.


Só para você ter uma ideia, as acnes podem ser classificadas em comedões (cravos), pápulas (lesões duras e vermelhas), pústulas (com pus), nódulos (lesões maiores e mais inflamadas) e cistos (bem mais intensas, profundas e doloridas). Esses dois últimos tipos, especialmente, são os que têm maior potencial de machucar tecidos e gerar cicatrizes, uma vez que também interrompem a produção de colágeno e elastina na região.


Outro ponto que merece a atenção do paciente e é capaz de marcar a pele é a falta de tratamento adequado ou, principalmente, o costume de “cutucar” ou “estourar” as espinhas conforme se mostram amareladas. Isso não só aumenta o processo inflamatório, como também atrasa a cura.


Uma vez machucada, a pele pode apresentar cicatrizes de diversos tamanhos, formatos e cores, e é claro que isso também mudará a abordagem da dermatologista durante o tratamento.


Dica de ouro: notou uma espinha? NUNCA MEXA! Converse com a sua dermato. Quanto antes você tratar, melhor.


O QUE FAZER PARA ELIMINAR AS MARCAS DE ACNE?


Se você tem dificuldades para lidar com as cicatrizes de acne - seja no rosto, no peito ou nas costas - aqui vai uma lista de procedimentos interessantes e que ajudam a suavizar as marcas.


Peeling


Já ouviu falar? Esse tratamento tem o objetivo de esfoliar e descamar a pele para que novas células deem lugar às mais danificadas. Em geral, um peeling pode ser físico (com ponteiras de diamante e cristal) ou químico (aplicação de ácidos).


Microagulhamento


Como o próprio nome sugere, esse procedimento consiste em fazer pequenos furos na pele com microagulhas e, com isso, estimular a renovação das células e a produção de colágeno. Existe ainda a possibilidade de associar o tratamento a cremes clareadores e cicatrizantes que potencializam o resultado.


Procedimentos a laser


Existem diversas tecnologias disponíveis no mercado, cada uma com a sua própria característica e indicação, e boa parte delas são excelentes no combate às marcas de acne. Vale a pena conversar com a dermato sobre laser fracionado, luz intensa pulsada e outras alternativas.


Ultrassom microfocado


Essa tecnologia consiste em aplicar uma luz direta na pele para aquecer a região, coagular os tecidos e estimular a produção de colágeno. No caso do rosto, os principais ganhos são: efeito lifting, combate às rugas, ganho de elasticidade e combate a cicatrizes (incluindo as de acne).


CUIDE DA SUA PELE


Agora que você já conhece os caminhos para combater as marcas de acne, deixo aqui um convite: procure uma dermatologista, faça uma avaliação e cuide da sua saúde (SIM, nem tudo é beleza e estética).


Eu estou à disposição para tirar suas dúvidas, examinar o seu caso e ajudar no que for preciso. Você pode marcar um horário no meu consultório pelo telefone (34) 3217-8394 ou WhatsApp (34) 99317-8394.


Dra. Monique Naves

CRM MG 57040 RQE 45099⠀


_____________


133 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page