A acne é aquele tipo de problema que faz (ou já fez) parte da vida de qualquer pessoa. Fato é que, independentemente de quando (e onde) ela surja, sempre será um incômodo para a estética e autoestima.
Apesar de geralmente associarmos a acne ao rosto, é preciso lembrar que outras regiões do corpo também sofrem com suas marcas. Nas costas, por exemplo, ela pode doer, atrapalhar o sono e até mesmo provocar a insegurança de quem vai à praia e quer usar um biquini.
COMO A ACNE SURGE?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, ela é resultado de um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. Em geral, essa inflamação ocorre devido ao desequilíbrio hormonal característico da adolescência, períodos de estresse e menstruação. Além disso, o uso indiscriminado de corticoides e vitaminas do complexo B, exposição exagerada ao sol e o hábito de mexer nas lesões são fatores de risco para a piora do quadro.
COMO SÃO AS LESÕES?
A acne nas costas pode se manifestar de cinco maneiras distintas:
- Comedões: são os cravos, aqueles pequenos pontinhos pretos e firmes;
- Pápulas: lesões sólidas, duras, arredondadas e avermelhadas;
- Pústulas: semelhantes às pápulas, mas com a presença de pus;
- Nódulos: são inflamações mais intensas que se expandem por camadas mais profundas da pele, podendo destruir tecidos e causar cicatrizes;
- Cistos: são inflamações profundas que, além das cicatrizes e do excesso de pus, também provocam dor mais intensa.
COMO POSSO TRATAR?
Antes de qualquer coisa, é fundamental procurar uma dermatologista para avaliar corretamente o quadro e dar início à intervenção adequada. A acne leve pode ser tratada com uma boa rotina de cuidados em casa, mas as condições mais graves requerem um tratamento à altura. Alguns pacientes, inclusive, podem precisar de algum medicamento ou dermocosmético mais “forte” e de prescrição obrigatória.
QUAL A ROTINA DE CUIDADOS PARA ACNE NAS COSTAS?
Aqui estão algumas dicas muito interessantes levantadas pela Academia Americana de Dermatologia.
HÁBITOS DIÁRIOS:
Priorize roupas mais largas para os exercícios físicos.
Tecidos dry fit ou de algodão são as melhores opções para absorver o suor.
Após as atividades que estimulam o suor, tome banho e troque de roupa o quanto antes. Se não puder, retire o excesso, pelo menos, e troque a camiseta.
No dia a dia, evite acessórios que apertem as costas ou esfreguem a região. Mochilas, por exemplo, podem irritar a pele.
Troque suas fronhas e lençóis semanalmente, e priorize a lavagem com sabão e amaciante neutro, sem perfume.
Resista à tentação de espremer os cravos e espinhas. Isso só piora o quadro e ainda enche suas costas de cicatrizes indesejadas.
SKINCARE:
Lave as costas suavemente, sem pressionar ou esfregar a pele. Vá com calma e tente atingir toda a região (por mais desafiador que pareça).
Evite usar sabonetes antibacterianos, adstringentes, esfoliantes abrasivos, buchas, escovas e qualquer outro produto que agrida a pele.
Priorize um sabonete neutro, sem perfume e sem óleo. Produtos antiacneicos e que não obstruem os poros são boas opções.
Produtos como peróxido de benzoíla e retinoides são interessantes para aplicação noturna. Porém, antes de comprar qualquer um, é bom conversar com a dermato.
Seque bem a pele com uma toalha sem esfregar. Evite dormir com as costas molhadas.
Durante o dia, lembre-se de passar protetor solar em toda a região, mesmo que (é claro!) ela esteja coberta pela roupa.
Como eu sempre reforço nas minhas publicações de redes sociais e atendimentos no consultório, todos os cuidados com a pele precisam fazer parte da rotina e se transformar em um hábito. Esse é um trabalho constante e que provoca bons resultados a médio e longo prazo. Nessas horas, ter um suporte médico especializado é fundamental.
Tem dúvidas sobre esse ou algum outro assunto da dermatologia? Estou aqui pra te ajudar!
Fique à vontade para entrar em contato e agendar um horário.
Dra. Monique Naves - CRM MG 57040 RQE 45099⠀⠀
(34) 3217-8394 | WhatsApp (34) 99317-8394
Comments