top of page

Botox não tem idade, tem INDICAÇÃO



Quando falamos em procedimentos estéticos, não tem jeito, o Botox é o mais lembrado e um dos mais desejados pelos pacientes. Curiosamente, apesar de tão famoso, ele ainda carrega muitas dúvidas e mitos que precisam ser esclarecidos.

O primeiro deles eu já mencionei no título. Engana-se quem restringe esse procedimento à idade, até porque existem pessoas mais velhas sem nenhuma ruga e outras de 25 anos com várias marcas de expressão.


O QUE É BOTOX?

“Botox” é um jeito mais popular de se referir à toxina botulínica, uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Quando administrada corretamente e nas quantidades adequadas, relaxa os músculos da face e reduz a intensidade das contrações que, ao longo dos anos, formam as rugas.

As aplicações geralmente são feitas na testa, entre as sobrancelhas, na região de formação dos “pés-de-galinha”, pescoço e até mesmo nas axilas, onde o objetivo, nesse caso, é controle do excesso de suor. Os efeitos da injeção começam a ser notados a partir de 72 horas e duram entre 4 e 6 meses.


PARA QUEM É INDICADO?


De modo geral, o procedimento é recomendado de maneira preventiva ou corretiva para homens e mulheres acima de 25 anos, mas pode ser feito em pessoas mais novas se a avaliação do dermatologista julgar adequado.


Por outro lado, há alguns perfis de pacientes que merecem a nossa atenção. Gestantes e pessoas em tratamento com antibióticos, anti-inflamatórios ou anticoagulantes devem conversar bastante com o profissional a fim de mapear os riscos à sua saúde. Esses remédios, por exemplo, inibem as atividades neuromusculares e podem potencializar o efeito da toxina.


As lactantes podem fazer! É um procedimento seguro e liberado pela SBP.


Outro grupo a ser destacado são os alérgicos a ovo. Digo isso porque a injeção de Botox tem albumina em sua composição. Ela é uma proteína extraída do ovo de galinha e pode causar reações indesejadas após a aplicação.


Caso tenha alguma dúvida, estou à disposição para conversamos no meu consultório. Você pode agendar um horário pelo telefone (34) 3217-8394 ou WhatsApp (34) 99317-8394.


Fonte:

Sociedade Brasileira de Dermatologia. Disponível em:

https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/procedimentos/toxina-botulinica-tipo-a/13/


https://sbdfl.org.br/noticias/toxina-botulinica-por-que-quando-e-como-usar/

437 visualizações0 comentário
bottom of page