Câncer de pele pode aparecer na pálpebra



O QUE OS DADOS DIZEM


Primeiramente, cabe ressaltar que o câncer de pele e o tipo de tumor mais frequente no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país e esse já é um dado bastante conhecido. A surpresa é: você sabia que 10% dos tumores de pele tipo carcinoma basocelular - que é o mais comum - ocorrem na área dos olhos?

Pois é, e a explicação é simples: muita gente se esquece de proteger essa região, seja com o uso de protetor solar ou com óculos de sol e essa negligência nos cuidados com a região dos olhos foi registrada por um estudo realizado pela Universidade de Liverpool.

Na pesquisa 57 pacientes (27 homens, 30 mulheres) foram fotografados com uma câmera sensível a UV antes e após a aplicação do filtro solar e os resultados foram os seguintes:

Na primeira visita, na qual eles tiveram apenas uma pré-instrução mínima, a região dos olhos, perceptivelmente, era deixada de lado, sobretudo as pálpebras superiores. Essa região era até duas vezes mais “esquecida” na hora da aplicação (a ausência de produto na região dos olhos chegava a 14%, enquanto no resto da face circundava a casa dos 7%).

No entanto, na segunda visita eles receberam uma cartilha de informações de saúde pública e as imagens revelaram que a educação do paciente sobre saúde causou uma melhora significativa na cobertura das áreas palpebrais em geral, no entanto, a área medial do canto ainda era frequentemente esquecida.

ENTÃO, COMO EVITAR?

O câncer de pele, em geral, pode ser prevenido com cuidados simples como o uso CORRETO do protetor solar e alguns hábitos saudáveis em relação à exposição aos raios UVA e UVB.

No caso do uso do protetor solar até é compreensível a dificuldade, já que realmente pode ser desagradável aplicar o filtro solar nas pálpebras uma vez que o produto escorre. Mas, felizmente é possível proteger a região com o uso de óculos e chapéu/boné.

Mas vale lembrar que, no caso dos óculos, é fundamental ter cuidado, já que não é qualquer modelo de camelô que oferece proteção contra os raios UVA e UVB. Por isso a dica é investir em um bom par de óculos para se certificar que seus olhos estarão protegidos.

Se os óculos não são uma possibilidade, usar chapéu ou viseira também é uma boa opção.

Mas, nunca se esqueça, o protetor não deve ser deixado de lado!

Fonte: Revista Saúde Pratt H, Hassanin K, Troughton LD, Czanner G, Zheng Y, McCormick AG, et al. (2017) UV imaging reveals facial areas that are prone to skin cancer are disproportionately missed during sunscreen application. PLoS ONE 12(10): e0185297.

63 visualizações0 comentário