Coceira no couro cabeludo? Veja o que pode ser



Só quem já sofreu com a coceira no couro cabeludo sabe o quão incômodo pode ser. Mesmo que pareça não ter fim, a coceira no couro cabeludo tem solução e tratamento.


Quais são as possíveis causas da coceira no couro cabeludo?


CASPA


A caspa é a descamação do couro cabeludo que acontece quando a pele está seca, o que é muito comum no inverno, época em que costumamos tomar banhos mais quentes e demorados. Procedimentos como tintura nos cabelos ou progressivas também podem ressecar o couro cabeludo.


O tratamento consiste em usar shampoos e produtos de uso tópico e evitar fatores que desencadeiam o problema


REAÇÃO ALÉRGICA A ALGUM PRODUTO CAPILAR

Caso você apresente sinais de irritação, vermelhidão e mudança na textura da pele além da coceira, você pode estar sofrendo com alergia ou dermatite. Essa situação é bastante comum em pessoas que tingem o cabelo. Shampoos, condicionadores e outros produtos que tocam o couro cabeludo podem desencadear esse tipo de reação.


Para tratar, é necessário interromper o uso do produto que está causando a alergia e usar medicamentos específicos para tratar a pele irritada caso seja necessário.

Lembre-se de enxaguar bem o cabelo, pois o shampoo pode se acumular no couro cabeludo e causar irritações também.


URTICÁRIA


A grosso modo, a urticária é uma reação alérgica mais severa, caracterizada pela aparição de manchas avermelhadas e levemente inchadas que coçam muito. São desencadeadas pelo uso de medicamentos, alimentação ou outros produtos e podem desaparecer rapidamente ou permanecer por semanas (urticária crônica).

O tratamento é baseado no uso de anti-histamínicos e corticoides.


MICOSE


Também conhecida como tínea capilar, a micose é uma infecção causada por fungos. Esse problema pode causar erupções na pele além da coceira. As micoses podem ser transmitidas entre as pessoas pelo uso compartilhado de pentes, toalhas, bonés, chapéus, travesseiros e outros objetos que entram em contato direto com o couro cabeludo da pessoa contaminada.


O tratamento é baseado em antifúngicos, o diagnóstico e medicação devem ser feitos por um médico.


PSORÍASE

É uma doença autoimune e inflamatória na qual as células da pele se acumulam formando escamas e manchas secas, causando a coceira. Cerca de 50% das pessoas terão algum episódio de psoríase durante a vida.


O tratamento é feito com o uso de produtos tópicos que reduzem a inflamação. A exposição ao sol pela manhã ou fim da tarde também ajuda no controle das lesões.


DERMATITE ATÓPICA


O problema é caracterizado por vermelhidão, pele seca, erupções e coceira ininterrupta com sensação de queimação no local.


Também é tratada com pomadas e produtos tópicos.


NEUROPATIA


É um problema que afeta os nervos, e pode ser causado por herpes zoster, diabetes ou cicatrizes profundas.


CÂNCER DE PELE


Lesões causadas pelo câncer de pele também podem causar coceira. É importante visitar um dermatologista para diagnosticar corretamente o problema e tratar da melhor maneira possível.


Estou à disposição para conversarmos no meu consultório. Você pode agendar um horário pelo telefone (34) 3217-8394 ou WhatsApp (34) 99317-8394.


58 visualizações0 comentário