Como tratar os bicos rachados na amamentação?


A amamentação não é tão instintiva quanto muita gente faz parecer. Por isso, muitas vezes mamães de primeira viagem se sentem aterrorizadas quando a realidade não é tão colorida e a amamentação não é só um momento lindo de conexão profunda com seus pequenos.


A romantização da gestação em geral não faz bem para as mamães, o que diz respeito à amamentação não é diferente. Por isso, aproveitando o Agosto Dourado, uma campanha dedicada à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, decidi compartilhar com vocês informações que ajudam a solucionar dúvidas (dolorosas!) que são corriqueiras.


Começo dizendo que felizmente, é cada vez mais comum que as mamães de primeira viagem recebam um “treinamento” ainda na maternidade, que comumente é dirigido por enfermeiras, para ajudar na adaptação da amamentação. Com indicações de técnicas para acomodar e amamentar os pequenos.


Mas e quando apesar de todas as tentativas o processo de amamentação é doloroso por causa das fissuras e rachaduras nos mamilos? Existem algumas formas de prevenir e tratar esse problema!

POR QUE SURGEM AS RACHADURAS NOS SEIOS DURANTE A AMAMENTAÇÃO?

Primeiramente, é importante entender que as rachaduras no mamilo surgem especialmente nas primeiras semanas de amamentação devido a pega incorreta do bebê na mama. Depois é comum que tanto mamãe quanto bebês aprendam a melhor forma de se conectarem nesse momento.

Mas quando isso não passa, como tratar?


COMO POSSO TRATAR OS BICOS RACHADOS NA AMAMENTAÇÃO?

Em geral existem algumas recomendações básicas, que vão desde técnicas “naturais” até a prescrição de pomadas específicas e, em casos de infecção, uso de antibióticos (com receita médica!!!).

Bom, começamos com uma dica para PREVENIR as rachaduras.


DEIXAR OS SEIOS TOMAREM SOL

Pois é, você pode não ser uma grande adepta do topless, mas dessa vez será por uma boa causa!!!


Tomar cerca de 15 minutos de sol por dia nos mamilos ajuda a torná-los mais resistentes e prepara o corpo para a amamentação. Mas, para isso, é importante tomar alguns cuidados!


Lembre-se que deve tomar sol antes das 10h da manhã ou depois das 16h da tarde e que, claro, deve colocar filtro solar nos seios, exceto nas aréolas e nos mamilos. O sol é um cicatrizante natural que ajuda a manter os mamilos secos e saudáveis, mas é preciso cuidado para não queimar a pele do peito, ok?!


USAR O PRÓPRIO LEITE APÓS CADA MAMADA

Esse é um daqueles truques que passa de geração em geração e que, de fato, funciona! O segredo que a sua avó provavelmente já sabia é que deixar que uma gota escorra e passar na parte escura e no bico deixando secar naturalmente ajuda a prevenir as temidas rachaduras.  


O interessante é que o leite materno também tem ação bactericida, cicatrizante e hidratante, ajudando ainda a prevenir possíveis infecções.


Outras dicas que podem te ajudar a evitar as rachaduras nos bicos durante a amamentação:


Manter ao máximo o bico seco.

Evitar abafar o mamilo ou deixá-lo úmido por muito tempo.


COMO TRATAR AS RACHADURAS NOS SEIOS?

Geralmente recomendo apenas compressa e pomadas específicas (à base de lanolina que aceleram o processo de cicatrização) e, se houver sinais de infecção,é possível que haja a necessidade do uso de antibióticos.


Em todos os caso há apenas um consenso: o ideal é que a mulher seja instruída sobre amamentação durante a gestação, assim ela estará mais segura quando o bebê chegar. Além disso, não existe uma regra sobre amamentação, nem “a melhor maneira de amamentar”, nem fórmulas milagrosas. Cada experiência tem suas especificidades, então escolha um bom acompanhamento pré-natal, leia, fale com outras mães e esteja ciente de que a prática nem sempre segue a teoria!

13 visualizações0 comentário