top of page

Compartilhando a minha rotina de cuidados com a pele do corpo. Confira!



Quem acompanha os meus conteúdos por aqui ou me segue nas redes sociais já sabe: pele bonita é pele com rotina, e eu sempre deixo claro que isso serve pra qualquer um, não importa o gênero e nem a idade.


Uma boa rotina de beleza e saúde sempre passa por cuidados diários, construídos a longo prazo, e que dependem bastante do que a gente faz pela manhã, logo ao acordar, e à noite, pouco antes de dormir.


Pra evitar que você caia em promessas de fórmulas milagrosas e acabe prejudicando a pele - ao invés de tratá-la bem - eu separei um guia bem simples, mas eficiente, com hábitos que podem ser inseridos no dia a dia a partir de agora. É bom reforçar também que eu levo essas 6 dicas pra minha vida pessoal e faço questão de seguir à risca.


  1. TUDO COMEÇA PELA MANHÃ!


Acordou? É hora de partir pra rotina e caprichar no autocuidado. Eu recomendo que você comece pela técnica “dry brushing”, ou “escovação a seco”. Com ela, a gente usa uma escova de banho seca, antes mesmo de ligar o chuveiro, fazendo movimentos leves sobre a pele para simular uma esfoliação. Isso já ajuda a eliminar algumas impurezas e células mortas.


  1. NA HORA DO BANHO


Nem tudo acontece de frente pro espelho, tá? Antes disso, ainda no chuveiro, a gente precisa higienizar bem o corpo com um sabonete neutro, leve e que seja compatível com o que a nossa pele precisa. Nada de exagerar nos produtos e nos cheiros. Pra te ajudar na escolha do ideal, eu recomendo consultar uma dermato.


  1. CUIDADOS APÓS O BANHO


Concluída a etapa anterior, você precisa cuidar da hidratação. Siga a mesma linha do sabonete e priorize um produto mais neutro. Aplique em toda a extensão do corpo, e não apenas no rosto. Vale a pena ter calma pra não esquecer nenhuma área: braços, pernas, costas, pescoço, colo, mãos e por aí vai. Você até pode aplicar o hidratante enquanto a pele ainda está levemente úmida, sabia?


  1. O BOM E VELHO PROTETOR SOLAR


Essa é uma regra de ouro, mas por incrível que pareça é a mais negligenciada. Siga a recomendação de sempre: no mínimo 30 de FPS, aplicação em todo o corpo (principalmente nas áreas mais expostas), reaplicação a cada 2 horas e uso da roupa somente após o produto secar.


  1. A NOITE CHEGOU? REPITA O PROCESSO!


Rotina é assim, a gente precisa de disciplina. Ao chegar em casa, é importante caprichar na limpeza da pele, remover as impurezas acumuladas ao longo do dia e intensificar a hidratação. Esse período, inclusive, é até melhor pra absorver os produtos e evitar irritações.


  1. NEM TUDO É COSMÉTICO


OK, talvez essa seja uma verdade difícil de engolir, mas eu preciso deixar as coisas bem claras.


Sem uma alimentação equilibrada (rica em frutas, legumes e verduras), exercícios físicos regulares, bom sono e controle do estresse, as coisas podem ficar um pouco mais desafiadoras. Por isso eu repito: bons hábitos são construídos a longo prazo, com disciplina e dando um passo de cada vez.


Vale a pena reforçar também que em toda essa jornada de autocuidado você pode passar por altos e baixos. Isso é natural! Por outro lado, é bom ter em mente que ninguém alcança o sucesso sozinho. Seja pra começar, sustentar a caminhada ou reencontrar um rumo, é importante buscar o apoio de uma dermatologista que considere as suas individualidades.


Caso tenha alguma dúvida, lembre-se que estou à disposição. Podemos agendar um horário no meu consultório pelo telefone (34) 3217-8394 ou WhatsApp (34) 99317-8394.


Dra. Monique Naves

CRM MG 57040 RQE 45099⠀

32 visualizações0 comentário
bottom of page