top of page

Diga adeus aos poros dilatados com essas dicas



Quem nunca se olhou no espelho e ficou um pouquinho mais incomodado(a) com a aparência dilatada dos poros? Não é à toa que, hoje em dia, a gente encontra uma infinidade de produtos pra atenuar esse detalhe e conferir um resultado milagroso (só no discurso, é claro!).

Na verdade, os poros desempenham um papel muito importante para a nossa saúde, afinal, eles são responsáveis pela secreção do suor que regula a temperatura do corpo e do sebo que forma a camada de gordura da pele. E só pra você ter uma ideia, são milhaaaaares espalhados por cada canto do corpo, com maior concentração na zona T (testa, nariz e queixo).

POR QUE OS POROS SE DILATAM?

Em resumo, existem dois fatores principais que causam essa dilatação: primeiro, a perda natural de sustentação da pele provocada pelo envelhecimento. Segundo, o excesso de oleosidade e células mortas depositadas ao redor dos poros, dando um aspecto inchado e expandido.

TER POROS DILATADOS FAZ MAL?

Teoricamente não, desde que sejam mantidos bem limpos. Vale a pena lembrar que a concentração de sebo e impurezas facilita a obstrução dos poros e pode evoluir para a formação de cravos e espinhas. Uma boa higienização impede os riscos à saúde e reduz esse detalhe apenas à estética.

COMO ELIMINAR OS POROS DILATADOS?

Se o tamanho dos poros te incomoda, saiba que existem alguns passos importantes a serem tomados para tratar o problema. A seguir, reuni os principais levantados pela Academia Americana de Dermatologia e que podem ser introduzidos na sua rotina a partir de hoje.

Capriche na limpeza duas vezes por dia

Essa é a etapa básica e fundamental para evitar o acúmulo de impurezas. Use água morna (nunca quente!) e um sabonete neutro, de preferência “não-comedogênico”, “anti-acneico” e “sem óleo” (oil free). Aplique o produto, espalhe suavemente sem esfregar e enxague com água corrente. Lembre-se de secar a pele logo em seguida e passar um hidratante que evite o efeito rebote (quando a pele produz ainda mais oleosidade para compensar o que se perdeu na limpeza).

Produtos com retinol, ácido salicílico, vitamina B3 e vitamina E são boas opções, só que o mais indicado sempre será dado pela dermatologista após uma boa avaliação no consultório.

Considere uma esfoliação semanal

Essa dica também depende da indicação médica. Alguns tipos de pele podem estar mais sensíveis e não responder bem a qualquer processo de esfoliação. Nessas horas, usar o produto certo e na periodicidade correta é sempre a melhor opção.

Nunca deixe de usar o protetor solar

O excesso de exposição ao sol sem proteção desidrata, danifica e favorece o envelhecimento precoce da pele. Essa perda de firmeza também fará com que os poros ganhem uma aparência dilatada.

Independentemente de como esteja o clima na sua cidade, aplique um protetor solar com FPS mínimo de 30, reaplique a cada 2 horas e utilize outros acessórios complementares, como chapéus e óculos escuros de boa qualidade.

De olho na maquiagem

Na tentativa de esconder os poros, muita gente acaba optando por produtos que agridem a pele e ainda aumentam a produção de sebo, provocando um efeito totalmente contrário do esperado. Nesse sentido, vale a mesma dica dada para a escolha dos sabonetes: priorize os não-comedogênicos e oil free.

Conheça outros tratamentos para os poros dilatados

Essa aqui vale a pena também, viu? E pra ser sincera, a lista de procedimentos disponíveis é grande. Só pra servir de exemplo, dá pra recorrer à Luz Intensa Pulsada (ETHEREA® IPL), laser fracionado (ETHEREA® DUAL MODE), ultrassom microfocado (Ultraformer III) e muito mais!


Caso tenha interesse em agendar um horário para avaliarmos seu caso e conversarmos sobre as dúvidas, estou à disposição. Você pode entrar em contato pelo telefone (34) 3217-8394 ou WhatsApp (34) 99317-8394.

Dra. Monique Naves

CRM MG 57040 RQE 45099⠀


50 visualizações0 comentário
bottom of page