top of page

Dormir mal envelhece, e muito, a sua pele!



Todo mundo gosta de dormir, mas é fato que nem sempre conseguimos ter uma boa noite de sono.


Seja por questões emocionais, barulhos irritantes ou até mesmo por um consumo exagerado de álcool ou cafeína, acumular horas de sono conturbado prejudica não só a nossa disposição no dia seguinte, mas também a saúde da pele ao longo dos anos.


E se você está se perguntando se realmente vale a pena absorver mais essa preocupação, eu preciso te contar o resultado de dois estudos bem interessantes.


O primeiro deles, realizado na Suécia e repercutido pela Academia Americana de Medicina do Sono, fotografou o rosto de 10 pessoas em dois contextos diferentes: após oito horas de sono normal e após 31 horas seguidas sem dormir. Na sequência, essas fotos foram entregues a outros 40 participantes para que cada um avaliasse tanto os detalhes da pele quanto as expressões de cansaço e tristeza em cada registro.


O resultado foi claro: nos rostos capturados após longas horas de privação do sono, os avaliadores notaram pálpebras mais caídas, olhos mais vermelhos, pele enrugada, inchaços e olheiras. Da mesma forma, as pessoas fotografadas foram interpretadas como mais pálidas, cansadas e tristes.


Com um objetivo semelhante, um outro estudo americano selecionou 60 mulheres de 30 a 49 anos, sendo que metade carregava um histórico ruim de noites mal dormidas.


Ao analisar a saúde da pele das participantes e comparar os resultados de cada grupo, os pesquisadores observaram que quem tinha um sono de má qualidade não só percebia a própria aparência de maneira mais negativa, como também apresentava sinais de envelhecimento precoce, flacidez, pigmentação irregular e perda da barreira de proteção contra radiação ultravioleta (UV). Só pra que fique claro, temos aqui prejuízos que vão além da estética. Estamos falando de saúde acima de tudo!


DICAS PARA MELHORAR O SONO E PRESERVAR A PELE


Se você vem apresentando dificuldade pra dormir, vale a pena olhar pra saúde emocional e repensar alguns hábitos que costumam atrapalhar o sono. Aqui vão algumas dicas que podem ajudar:


  • Tente dormir e acordar sempre no mesmo horário, pois isso ajuda o nosso cérebro a criar uma rotina. O mesmo vale para os fins de semana!

  • Essa é clássica, mas influencia bastante: evite qualquer alimento ou bebida estimulante à noite, como cafés, certos tipos de chá, energéticos, refrigerantes com cafeína e álcool.

  • Busque deixar as atividades físicas pros períodos da manhã e tarde, evitando que o corpo fique muito agitado à noite.

  • Os eletrônicos precisam ficar de fora! Deixe a TV somente na sala e evite levar o celular pra cama. Não vale a pena acessar redes sociais, assistir séries ou ler e-mails na hora de dormir.

  • Faça o teste! Algumas pessoas sentem um pouco mais de sono ao ler um livro durante a noite. Vale a pena checar se isso funciona pra você.

  • Os cochilos durante o dia também podem atrapalhar o sono da noite. Tente não passar dos 30 minutos, ok?

  • Da mesma forma, deixe a cama apenas para o sono da noite. Evite usá-la durante o dia pra assistir TV, comer ou passar o tempo.

  • Se você costuma jantar, priorize refeições mais leves e com uma menor quantidade de proteína.

  • Crie um ambiente aconchegante pra facilitar o sono. Deixe o quarto bem escuro, com o menor barulho possível e com uma cama confortável.

  • Meditação é sempre uma ótima alternativa pra quem tem muitas preocupações circulando na mente. Respire fundo, tente esvaziar os pensamentos e tire um tempo pra se acalmar. Se estiver com muita dificuldade, anote as tarefas do dia seguinte - como se estivesse montando um plano de ação - e foque nas estratégias pra aliviar a ansiedade.

  • Se realmente perceber que a insônia bateu, levante, busque uma outra atividade leve e vá distrair a mente. Não faz bem brigar com a mente e ficar rolando na cama.


No que diz respeito aos cuidados com a sua pele, lembre-se que estou à disposição. Podemos agendar um horário no meu consultório pelo telefone (34) 3217-8394 ou WhatsApp (34) 99317-8394.


Dra. Monique Naves

CRM MG 57040 RQE 45099⠀


213 visualizações0 comentário
bottom of page