Fios de polidioxanona (PDO): tipos e indicações



O nome pode até parecer complicado, mas aposto que você vai querer conhecer um pouquinho mais sobre os fios de PDO se está de olho no rejuvenescimento da pele.


Leia este artigo até o final para entender melhor como ele funciona, quais os tipos e quem pode fazer.


O QUE SÃO FIOS DE POLIDIOXANONA (PDO)?


A polidioxanona é um material sintético e biodegradável, já utilizado há muitos anos para fazer as suturas de cirurgias plásticas, cardíacas, ginecológicas e urológicas. Agora, ele também está ganhando notoriedade nos tratamentos estéticos.


Como o próprio nome indica, os fios de polidioxanona são absorvíveis pelo organismo e são capazes de estimular a produção de colágeno e promover um lifting na face. Em resumo, eles sustentam e dão um aspecto mais jovem, firme e hidratado à pele, sem a necessidade de uma cirurgia ou outra técnica invasiva.


COMO OS FIOS DE PDO FUNCIONAM?


Uma vez aplicados, os fios promovem um lifting natural por causa dos seus pontos de fixação. Num segundo momento, o próprio organismo se encarrega de elevar a produção de colágeno e elastina ao redor do material, fazendo com que a pele ganhe um efeito revitalizante e duradouro.


A longevidade dos efeitos varia de acordo com as características de cada paciente, mas gira em torno de 1 ano e meio a 2 anos.


Vale a pena ressaltar que todo o procedimento de fixação é rápido e feito com anestesia local no ponto de entrada do fio. O desconforto é mínimo e o paciente já vai pra casa logo em seguida, devendo apenas tomar alguns cuidados com o excesso de força e pressão no rosto.


QUAIS OS TIPOS E QUEM PODE APLICAR?


Atualmente, existe uma ampla variedade no mercado, cada um com a sua característica e indicação. Os mais comuns são os:


  • Lisos: indicados para estimular a produção de colágeno;


  • Torcidos: se assemelham ao anterior, mas são mais intensos e dão um leve efeito preenchedor;


  • Espiculados: possuem uma pequena garra para maior tração e lifting imediato.


O tratamento de rejuvenescimento com fios de PDO é indicado para pessoas com queixas de rugas e sulcos na pele, flacidez, estrias e celulites, irregularidades pós-cirurgias e muito mais. Por outro lado, não devem ser feitos se houver qualquer tipo de inflamação no local tratado, gravidez ou fase de aleitamento, diagnóstico de doenças autoimunes ou câncer, tendência a queloides e problemas de coagulação sanguínea.


Se você tem interesse em conhecer um pouco mais desse procedimento e suas aplicações, a melhor coisa a se fazer é agendar uma consulta. Podemos marcar um horário para avaliar seu caso e tirar todas as dúvidas. Fique à vontade para entrar em contato pelo telefone (34) 3217-8394 ou WhatsApp (34) 99317-8394.


Dra. Monique Naves

CRM MG 57040 RQE 45099⠀


8 visualizações0 comentário