Lipcare: os cuidados com os lábios não podem ficar de fora da sua rotina



Quando o assunto é a rotina de autocuidado, nós até decoramos - com uma certa facilidade - a listinha de recomendações para proteger a pele: limpeza, hidratação, proteção solar e muito mais.


Por outro lado, como uma dermatologista que trata muitas queixas no dia a dia, eu preciso te alertar que existe uma região do rosto que normalmente passa despercebida e só é notada quando a coisa sai do controle: os lábios!


Convenhamos, não é legal passar um batom e perceber que eles estão secos, rachados e até mesmo sensíveis, com aquela ardência bem desconfortável… E é por isso que a nossa disciplina precisa entrar em jogo! É uma questão estética e de saúde.


Para te ajudar a evitar esse problema, reuni algumas dicas bem interessantes da Academia Americana de Dermatologia e que podem fazer parte do seu cotidiano a partir de agora:


1 - DE OLHO NOS PRODUTOS


Qualquer tipo de creme, pomada ou outro cosmético que cause dor, formigamento, dormência e queimação precisam ser evitados desde o primeiro desconforto. Esse efeito sobre os lábios não significa que o produto está agindo, e sim que ele está irritando a sua pele.


2 - EVITE CERTOS COMPONENTES


Quando sentir que os seus lábios estão mais sensíveis, evite qualquer cosmético com mentol, eucalipto, cânfora, ácido e aromas. Esses ingredientes geralmente agridem a região e podem piorar o quadro.


3 - PRIORIZE OS COMPONENTES QUE DE FATO AJUDARÃO


Na contramão da dica anterior, vale a pena investir em produtos com manteiga de karité, ceramidas, óleo de mamona, dimeticona e semelhantes. Todos têm um maior potencial de proteção e cura.


4 - USE HIDRATANTE LABIAL


Esse tipo de produto é recomendado várias vezes ao dia, inclusive antes de dormir. As opções com vaselina branca, por exemplo, são ótimas para reter água e ajudam na proteção dos lábios.


5 - PROTETOR É FUNDAMENTAL


Ele mesmo, o protetor solar! As variações com FPS superior a 30 e próprias para os lábios vão criar uma barreira contra a radiação solar e evitar que a pele fique queimada e ainda mais sensível. Capriche na aplicação durante o dia e reforce a cada 2 horas.

6 - MELHORE SEUS HÁBITOS


O consumo de água ao longo do dia faz muita diferença para a saúde de toda a pele, inclusive dos lábios. Nesse sentido, preste atenção se você está tomando a quantidade adequada para o peso e faça os ajustes necessários no dia a dia. Da mesma forma, fique de olho na alimentação e priorize um cardápio mais natural, com frutas, legumes e verduras. Alimentos ultraprocessados, muito doces e gordurosos, aumentam a reação inflamatória do corpo e podem piorar a situação da sua pele.


7 - CONTROLE OS IMPULSOS


Você já percebeu se tem o costume de morder os lábios nos momentos de estresse? Acho que dá para entender aonde eu quero chegar: isso faz mal e piora a estética. O que nem todo mundo sabe, porém, é que o hábito de lamber os lábios também piora o cenário, uma vez que a saliva evapora e aumenta o ressecamento. Curioso, né?


8 - NADA DE MORDER ACESSÓRIOS


O costume de segurar joias, canudos de metal, clipes de papel e outros materiais do tipo também agride os lábios e pode até aumentar as chances de uma infecção por bactérias. Repare se você tem feito isso no dia a dia e tente mudar.


9 - CUIDADO COM O AR SECO


No inverno e nos demais dias de ar seco, vale a pena colocar um umidificador ao lado da cama. Dessa forma, você controla os riscos de ressecamento e possíveis irritações.


10 - CONSULTE SUA DERMATO


Pelo menos uma consulta preventiva a cada seis meses faz muita diferença para a estética e a saúde da sua pele. Em um atendimento, conseguimos mapear os riscos, examinar o seu caso e dar dicas valiosas para contornar os problemas.


Caso tenha alguma dúvida, lembre-se que estou à disposição. Podemos agendar um horário no meu consultório pelo telefone (34) 3217-8394 ou WhatsApp (34) 99317-8394.


Dra. Monique Naves

CRM MG 57040 RQE 45099


13 visualizações0 comentário