top of page

O melhor lugar para conseguir colágeno? Na cozinha!



Se alguém me pedisse pra montar um TOP 3 dos assuntos em alta no mundo da dermatologia e estética, com certeza teria espaço para o colágeno nessa lista. E por incrível que pareça, essa “moda” não é de agora, ela existe há pelo menos 40 anos.

O colágeno é a principal proteína encontrada nos tecidos animais, e que tem um papel fundamental na estruturação dos tendões, cartilagens, ligamentos, ossos e principalmente da pele, à qual ela auxilia, por exemplo, na força e na elasticidade.


Com o passar dos anos, as alterações fisiológicas naturais do nosso corpo desaceleram a reposição do colágeno na pele, que começa a dar sinais visíveis. Entre os mais comuns estão as rugas, flacidez e cicatrização um pouco mais lenta.


Como se não bastasse a ação do tempo, alguns fatores contribuem ainda mais para esse desgaste: má alimentação, exposição exagerada ao sol, estresse, tabagismo e álcool são os principais, e que merecem muita atenção.


Até aqui, já conseguimos tirar uma lição importante. Se a produção de colágeno perde força com o tempo, precisamos repor, certo? SIM! E diferente do que muita gente pensa, conseguir esse feito não é um milagre, não. É uma mistura de ciência, fisiologia e vida saudável, coisas bem acessíveis.

Primeiramente, uma rápida informação para derrubar um mito. Cremes e dermocosméticos com colágeno têm seu valor, claro, mas não oferecem uma suplementação tão relevante para o organismo. As moléculas presentes nesses produtos são muito grandes para serem absorvidas.


Outro ponto a ser destacado: suplementos orais. Eles são interessantes, mas não são, por si só, os “salvadores da pátria”. Nenhum comprimido vai se transformar em uma bomba de colágeno se você não olhar com muito cuidado para a alimentação.


Dito isso, VAMOS ÀS DICAS PARA ENCONTRAR O COLÁGENO NA COZINHA:

- VITAMINA C: esse é um nutriente muuuuuito bom pra pele, e por vários motivos. Um deles é o fato de ser, comprovadamente, um facilitador da síntese de colágeno. Incluí-lo na dieta – principalmente com os alimentos abaixo – vai ajudar bastante!

- VEGETAIS VERMELHOS: beterraba, tomate, melancia e pimentão vermelho, por exemplo, são ricos em licopeno, ótimo pra pele.

- VEGETAIS VERDE-ESCUROS: couve, espinafre, brócolis e almeirão também precisam compor seu prato.

- FRUTAS CÍTRICAS: se falamos em vitamina C, precisamos mencioná-las. Limão, laranja, tangerina e acerola são bons exemplos.


- ALHO: além de ser um coringa na culinária, é rico em ácido lipóico e taurina, dois importantes nutrientes para a reconstrução do colágeno danificado.

- RAÍZES E TUBÉRCULOS: batata-doce, cenoura e outros legumes de cor laranja também contribuem com bons aminoácidos.


“Ok, doutora, então a alimentação já vai trazer os resultados que eu preciso?”


Ela já é um bom caminho, mas você também precisa adotar bons hábitos de vida para que o seu corpo tenha não apenas o colágeno, mas muita saúde! Boas noites de sono, exercício físico regular, nada de cigarro ou álcool e consultas periódicas com um médico formam a receita completa.

Destaco aqui o papel importante que o médico tem porque é ele quem consegue avaliar o seu organismo e definir a necessidade de qualquer intervenção. Em alguns casos, quando a ingestão de colágeno não se mostra suficiente para o paciente, a dermato pode indicar, por exemplo, o uso dos bioestimuladores, substâncias injetáveis que estimulam a produção saudável da proteína em algumas células do nosso corpo - não apenas no rosto. Entre as substâncias mais comuns estão o Acido Poli-L-láctico (APLL) e a Hidroxiapatita de Cálcio.


Conte sempre comigo, e fique à vontade para compartilhar as dúvidas.



Fontes:


Schagen, Silke K et al. “Discovering the link between nutrition and skin aging.” Dermato-endocrinology vol. 4,3 (2012): 298-307. doi:10.4161/derm.22876


Sociedade Brasileira de Dermatologia. Disponível em:

https://sbdrs.org.br/saiba-como-age-no-organismo-e-que-beneficios-o-colageno-proporciona/


Riversol. Disponível em:

https://www.riversol.com/pages/is-lost-collagen-lost-forever

33 visualizações0 comentário
bottom of page