Os perigos da CRIOTERAPIA DE CORPO INTEIRO



Quando pensamos em saúde e estética, certos “costumes” nunca saem de moda: sempre haverá, em algum momento, um procedimento repleto de novidades e que promete muitos benefícios para o corpo. Uma vez consolidado, é bem provável que ele se espalhe por aí e seja realizado por diversas clínicas, muitas delas, inclusive, sem especialização, conhecimento e segurança necessários para preservar o bem-estar do paciente.

Agora, a crioterapia de corpo inteiro (CCI) tem se tornado a promessa da vez.

Em resumo, esse procedimento consiste em expor o corpo todo a baixas temperaturas (frio) para aliviar as dores, reduzir os inchaços, recuperar a musculatura e muito mais. Essa técnica é muito comum entre atletas, por exemplo, que entram em uma banheira de gelo após um jogo ou treino de alta intensidade, mas tem sido associada a promessas “mirabolantes”, como o combate à acne, psoríase, prevenção do envelhecimento e – acredite – emagrecimento.

Talvez este seja o momento ideal para buscarmos referências no assunto e entendermos um pouco mais sobre os riscos por trás do procedimento.

A Academia Americana de Dermatologia (AAD) reforça que a crioterapia localizada é uma técnica muito importante no tratamento de diversos problemas de pele, como verrugas e alguns tipos de tumores. Ela pode ser feita, por exemplo, com a aplicação de nitrogênio líquido em uma área específica para congelar e curar a parte doente, sendo muito segura e eficaz se adotada pelas mãos de um dermatologista devidamente preparado.

Por outro lado, a crioterapia de corpo inteiro (CCI), realizada por banheiras de gelo e câmaras de gás, muitas delas em clínicas sem qualquer tipo de preparo ou avaliação médica, não possuem benefícios devidamente comprovados por estudos e ainda podem elevar os riscos de queimaduras por frio, congelamento de parte da pele, paniculite, erupções cutâneas, inchaços e outras complicações.

É importante ressaltar que todas as promessas ligadas à CCI não se resolvem apenas com um único e milagroso procedimento. Acne, emagrecimento, baixa imunidade, dores crônicas e doenças de pele precisam, muitas vezes, de uma terapia multidisciplinar que atue diretamente na causa. São diversos exames, consultas e técnicas conjuntas para que os benefícios sejam realmente alcançados. Uma ou mais sessões de 4 minutos em uma câmara de gás até parece tentador, mas precisa do nosso cuidado.

Caso tenha interesse em agendar um horário para tirar dúvidas, compartilhar suas queixas e fazer uma avaliação médica, estou à disposição para conversarmos no meu consultório. Você pode entrar em contato pelo telefone (34) 3217-8394 ou WhatsApp (34) 99317-8394.

Dra. Monique Naves

CRM MG 57040 RQE 45099


3 visualizações0 comentário