top of page

Pele bonita é pele com rotina #Homens



O mês de novembro chegou para, mais uma vez, reforçar a importância dos cuidados com a saúde dos homens.


A própria Sociedade Brasileira de Dermatologia, em outra ocasião, já havia mencionado que os cânceres de pele, por exemplo, são mais frequentes entre os homens, mas a procura por atendimento médico é bem menor se comparado às mulheres. Deu pra entender por que levantamos essa bandeira?

Agora, pense... quantos outros problemas são deixados de lado no dia a dia por serem considerados – de maneira equivocada – um detalhe bobo, inofensivo ou passageiro?


Neste artigo, quero mostrar que os cuidados com a pele são extremamente acessíveis e começam dentro de casa, com uma rotina simples de limpeza que vai contribuir não só com a estética, mas com a saúde em geral.


Antes de passar as dicas, vale um lembrete: tratar seu corpo com carinho e atenção não te faz menos homem!


IDENTIFIQUE SEU TIPO DE PELE

De acordo com a Academia Americana de Dermatologia, podemos observar as seguintes características:

  • Pele sensível: fica mais vermelha naturalmente e costuma arder ou queimar após o uso de algum produto;


  • Pele seca: aparenta ser escamosa e áspera em boa parte do dia. Alguns até sentem um pouco mais de coceira;


  • Pele oleosa: pode ser um pouco mais pegajosa e brilhante, com maior tendência a acnes;


  • Pele mista: basicamente, é seca em algumas áreas e oleosa em outras.


Além de notar as características gerais no dia a dia, é fundamental que você também consulte um dermatologista para chegar ao diagnóstico preciso. Ter esse tipo de compreensão parece bobeira, mas faz muita diferença na hora de escolher o produto.


ESTABELEÇA UMA ROTINA SAUDÁVEL


  1. ESCOLHA O PRODUTO CERTO: depois de identificar seu tipo de pele, é hora de ler os rótulos. Peles oleosas precisam de sabonetes e hidratantes “sem óleo”, “anti-acne” ou “não comedogênicos”. As sensíveis precisam ficar longe das fragrâncias, pois podem ficar ainda mais irritadas.


  1. LAVE O ROSTO DIARIAMENTE: mas essa aqui não vale pro sabonete comum que você também usa no corpo! É preciso escolher um produto específico para o rosto, suave, e acompanhado de água morna, nunca quente. Sempre faça movimentos leves e que atinjam toda a extensão da face. É muito importante caprichar na limpeza especialmente de manhã, a noite e depois dos exercícios.


  1. CUIDADO COM O BARBEAR: evite esticar a pele e priorize as lâminas únicas ou duplas, principalmente se você costuma sentir irritação ou tem muitos pelos encravados. Molhe a pele, aplique um bom creme de barbear e passe a lâmina na direção do crescimento dos pelos. Enxague e seque bem o rosto.


  1. TODO DIA É DIA DE HIDRATANTE: ele é fundamental pra reter água e proteger a sua pele. Pra aproveitar melhor o resultado, aplique logo após o banho ou barbear, quando a pele ainda está um pouco úmida.


  1. PROTETOR SOLAR, SEMPRE: nunca saia de casa sem aplicar uma boa camada de protetor com FPS mínimo de 30. Na verdade, é bom passar até pra ficar dentro de casa, porque eles também protegem da luz artificial.


  1. PRESTE ATENÇÃO NOS DETALHES: pronto, vamos falar deles novamente. Comecei esse texto dizendo que muitos menosprezam as coisas “pequenas”, como uma mancha, um corte ou uma marquinha “inofensiva” à primeira vista. Conheça o seu corpo, observe as mudanças e consulte um dermatologista regularmente.


Caso tenha alguma dúvida, podemos agendar um horário para avaliar seu caso. Estou à disposição! Você pode entrar em contato pelo telefone (34) 3217-8394 ou WhatsApp (34) 99317-8394.


Dra. Monique Naves

CRM MG 57040 RQE 45099⠀


12 visualizações0 comentário
bottom of page