Muita gente acredita que a pele negra não precisa de tantos tratamentos e cuidados no dia a dia por apresentar maior resistência ao sol e ter mais colágeno.
Não é bem assim!
É verdade que a maior quantidade de colágeno faz com que as pessoas de pele negra tenham menos tendência a terem linhas de expressão e flacidez, mas existem outras condições que merecem atenção.
Hiperpigmentações
Ao contrário do que muitos pensam, a pele negra precisa sim de protetor solar. Por possuir alta quantidade de melanina, esse tipo de pele pode desenvolver manchas, hiperpigmentação e melasma com a exposição solar sem proteção.
Acne
Precisamos dar atenção especial à acne na pele negra, já que ela possui mais oleosidade e maior atividade das glândulas sebáceas. Assim, inflamações e feridas podem gerar manchas com maior facilidade.
Foliculite
A pele do corpo também precisa de atenção. Após a depilação, o pelo cresce e tende a encravar na epiderme por ser mais grosso e encaracolado. Apesar de a pele do rosto ser mais oleosa, a pele do corpo é mais seca e precisa de muita hidratação. Esfoliação suave três vezes por semana no local afetado pode reduzir o problema. A depilação a laser também é uma ótima opção.
Como deve ser a rotina de skincare para a pele negra?
Levando em conta essas particularidades da pele negra, é importante ter uma rotina com produtos que previnem ou tratam essas condições.
Limpe e hidrate
A limpeza e a hidratação são passos essenciais na rotina de qualquer tipo de pele. No caso de peles com mais oleosidade, deve-se usar produtos específicos, como sabonetes com ácido salicílico que facilitam a limpeza e a desobstrução dos poros, evitando o aparecimento de espinhas e cravos.
Não é por a pele ser oleosa que não precisa de hidratação! Existem hidratantes elaborados especialmente para peles oleosas, que não deixam a pele pesada nem causam mais espinhas. Não pule esse passo! A pele desidratada fica mais sensível e irritada, coisa que ninguém quer né?
Use protetor solar SEMPRE
Um dos maiores mitos do skincare é que a pele negra não queima no sol, não desenvolve câncer de pele e não precisa de protetor solar. Apesar de ser mais raro, existem casos de câncer de pele em pessoas negras. Além disso, a exposição ao sol aumenta as manchas na pele, inclusive manchas de melasma.
Dessa forma, é importante usar o protetor solar oil free para evitar o surgimento de acne, FPS a partir de 30, todos os dias, inclusive dos dias nublados.
Tratamento para hiperpigmentação
O filtro solar evita o surgimento de novas manchas, mas não elimina as já presentes. Alguns dermocosméticos podem ser usados em casa para tratar esse problema, como, por exemplo, séruns com retinol, vitamina C e hidroquinona.
Sempre consulte um especialista antes de comprar um dermocosmético, ele saberá indicar a opção correta para você.
Também existem procedimentos de consultório que podem ajudar no tratamento da hiperpigmentação.
Tratamento para acne
Já falamos que a inflamação e as feridas da acne podem causar manchas na pele negra com mais facilidade, por isso é importante avaliar o problema e tratar quanto antes.
Estou à disposição para conversarmos no meu consultório. Você pode agendar um horário pelo telefone (34) 3217-8394 ou WhatsApp (34) 99317-8394.
Comments