top of page

Pele bonita é pele com ROTINA #PeleOleosa



Entre as queixas mais comuns no consultório de um dermatologista, uma que se destaca é a pele oleosa, caracterizada, de modo geral, pelo excesso de sebo (gordura) concentrado no couro cabeludo e no rosto, especialmente na testa e nariz.


O sebo tem a função de proteger a nossa pele contra o ressecamento, mas quando produzido em excesso, incomoda esteticamente e também estimula a formação de acnes, cravos, inflamações e consequentes cicatrizes.


QUAIS SÃO AS CAUSAS?


- Alimentação, principalmente quando é rica em alimentos processados e com alto teor de açúcar e gordura;

- Hormônios, especialmente nos momentos de estresse, puberdade, gestação, período menstrual e menopausa, quando há maior risco de desequilíbrios;

- Genética, para aqueles que nascem com maior tendência de produção de sebo;

- Cosméticos, como as maquiagens à base de óleo;

- Clima, com destaque para os dias mais quentes e úmidos.


COMO DEVO ME CUIDAR, ENTÃO?


Ao longo do dia, é possível manter uma rotina simples de cuidados que vão deixar a sua pele mais limpa, saudável e menos suscetível ao excesso de sebo.


LIMPEZA


Diariamente, principalmente no período da manhã, lave o rosto com água corrente e um sabonete adequado para o seu tipo de pele (consulte um dermatologista antes, hein?). Também é recomendado usar um esfoliante para remover as células mortas e evitar o acúmulo de impurezas nos poros.


TONER


Com a pele limpa, o próximo passo é investir em um bom tônico de limpeza profunda. Alguns produtos a base de ácido salicílico, ácido glicólico e ácido lático eliminam toxinas, melhoram a respiração das células e corrigem o pH. A melhor indicação para o seu caso também depende de uma conversa com o dermatologista.


HIDRATAÇÃO


No período da manhã, é interessante escolher um hidratante que controle a oleosidade e te mantenha protegida dos efeitos do sol. À noite, dê preferência para os produtos que regeneram as células e mantêm o brilho natural da pele.


E MUITO MAIS!


Lembre-se também de sempre lavar o rosto depois de um exercício físico, principalmente se você costuma suar bastante. Se estiver maquiada, retire todo o produto antes da atividade.


Outra dica super valiosa, e que eu sempre reforço por aqui, é o protetor solar! Ele nunca deve sair do seu radar, já que protege a pele da radiação UV e evita diversas complicações. Já conhece as regras básicas, né? Fator mínimo de 30 FPS e reaplicação a cada 2 horas, inclusive em ambientes fechados.

Caso tenha alguma dúvida sobre esse assunto, fique à vontade para entrar em contato!

Fontes:

Sociedade Brasileira de Dermatologia. <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/tipos-de-pele/>

Healthline. <https://www.healthline.com/health/skin-care-routine-for-oily-skin-2>

42 visualizações0 comentário
bottom of page