top of page

Pele bonita é pele com ROTINA #PeleSeca



Há um tempo eu preparei um artigo aqui no meu blog para contar tudo que você precisa saber sobre a pele oleosa. Hoje, chegou a vez de falar do problema oposto: o ressecamento.


A Sociedade Brasileira de Dermatologia define a pele seca como a que tem falta de água, poros pouco visíveis, baixa luminosidade, maior propensão à descamação e vermelhidão, e maior tendência ao surgimento de linhas de expressão.


QUAIS SÃO AS CAUSAS?

São diversos os fatores que influenciam na hidratação da pele. Entre os mais comuns estão a genética, alterações hormonais decorrentes da menopausa e tireoide, tempo frio e seco, vento, excesso de radiação ultravioleta e até mesmo os banhos demorados com água quente – (vai me dizer que você não se sentiu contemplada por esse último?).


QUAL A MELHOR ROTINA DE CUIDADOS?

Ao longo do dia, você pode lançar mão de alguns recursos que vão deixar a pele nutrida, hidratada e protegida de bactérias causadoras de acne.


- LIMPEZA: faça uma boa higienização utilizando produtos com vitamina E, glicerina e ácido hialurônico. Procure também se há algum outro componente nutritivo ou calmante, como a camomila.


- TONER: na sequência, faça uso de um tônico de limpeza profunda, de preferência com calmantes. Se necessário, pode até aplicar mais de uma camada, mas lembre-se de consultar um dermatologista antes.

- ESFOLIANTE: pelo menos uma vez na semana, aplique cuidadosamente um produto para remover as células mortas do rosto. Um bom esfoliante deixará a sensação de frescor e evitará problemas com cravos e acnes, por exemplo.

- CREME: capriche na aplicação, principalmente ao redor dos olhos. Essa região costuma sofrer bastante com o ressecamento e ainda traz marcas de expressão com maior facilidade.

- ÓLEO FACIAL: essa é uma ótima opção nos meses mais frios e secos do inverno. Há produtos no mercado que hidratam a pele e ainda previnem os sinais de envelhecimento.

- PROTETOR SOLAR: a regra de ouro, sempre! Ele precisa ser usado no corpo todo, todos os dias, em todos os lugares. Lembre-se de recorrer aos que têm FPS igual ou maior que 30, e se encontrar algum que tenha hidratante na composição, melhor ainda.


- MÁSCARA: um bom recurso para usar a noite, como o último toque da skin care. Aplique antes de dormir e lave bem o rosto pela manhã, assim que acordar.

E O QUE É PRECISO EVITAR?


Tão importante quanto utilizar os produtos acima, é prestar atenção em outros que agridem a pele e comprometem o tratamento.

- Álcool: vale a pena evitar os cosméticos com álcool desnaturado, etílico, isopropílico e benzílico, pois ressecam ainda mais.

- Perfumes: pode ser que a sua pele não seja tão resistente às fragrâncias, sejam elas naturais, sintéticas ou de óleos essenciais. É bom conversar com um médico e testar.


- Adstringentes: eles servem para remover o excesso de sebo da pele, o que é justamente o que a sua NÃO precisa. Apesar de confundir, adstringentes e toners não são a mesma coisa, e você precisa estar atenta(o) na hora de comprar.


- Outros hábitos: capriche na sua alimentação, priorizando alimentos naturais e ricos em vitaminas; pratique exercícios físicos regularmente, sem ficar com as roupas suadas no corpo por muito tempo após a atividade; não tome banhos tão quentes e demorados; consuma BASTANTE água e coloque um umidificador em casa nos dias mais quentes.

Uma última dica, mas não menos importante, é não confiar em qualquer recomendação que você lê nas redes sociais. Cada pele responde a um produto de um jeito diferente, e é por isso que eu sempre bato na tecla de que só um dermatologista pode te avaliar e indicar o produto adequado.

Caso tenha alguma dúvida sobre esse assunto, fique à vontade para entrar em contato!


Fontes:

Sociedade Brasileira de Dermatologia. https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/tipos-de-pele/

Yora. https://yora.com/blogs/journal/best-skincare-routine-for-dry-skin

34 visualizações0 comentário
bottom of page