top of page

Pele bonita é pele com rotina #PeleTeen



É quase impossível ser jovem e não reclamar pelo menos um pouquinho sobre a aparência da pele. Durante a puberdade, os hormônios fazem com que as glândulas sebáceas aumentem de tamanho, resultando em uma pele mais oleosa, acne, cravos, comedões e aumento do tamanho dos poros.


Por sorte, hoje em dia existem muitas opções para tratar e melhorar a aparência da pele oleosa e acneia. Hoje darei algumas dicas de cuidados para a pele oleosa.


Limpe com cuidado!


Não é só porque a sua pele é oleosa que você precisa lavar e esfregar (não faça isso NUNCA) várias vezes por dia. Use um gel de limpeza ou sabonete específico para peles oleosas pela manhã e antes de dormir e quando você sentir sua pele muito oleosa no decorrer do dia.


É sempre bom relembrar: RETIRE A MAQUIAGEM ANTES DE DORMIR. Não há problema em usar maquiagem, desde que seja de qualidade e não aumente a acne, mas é muito importante que você retire todos os resíduos de produto antes de dormir, para evitar o entupimento dos poros e o surgimento de mais acne.


DICA EXTRA: troque a fronha do seu travesseiro com frequência. A sujeira acumulada pode causar mais acne!


Esfolie a sua pele


Com moderação! Assim como a limpeza em excesso pode não ser benéfica, a esfoliação muito menos.


Duas vezes por semana são suficientes para retirar a camada de células mortas e evitar a obstrução dos poros. Esfoliantes com ácido salicílico são uma ótima opção para as peles oleosas.


Prefira esfoliantes químicos e enzimáticos ao invés dos esfoliantes físicos, que podem causar microlesões na pele já inflamada, podendo piorar o quadro.


Lave as mãos


Nós levamos a mão ao rosto cerca de 20 vezes por hora, e a mão contaminada por bactérias pode causar espinhas indesejadas. Passe a prestar mais atenção nisso e evite “cutucar” as espinhas e cravos. Caso o problema esteja te incomodando muito, consulte com um dermatologista.


Use filtro solar


O sol não vai ajudar a secar as suas espinhas! Isso é um grande mito do skincare. Os raios UV podem inclusive manchar a sua pele e deixar cicatrizes.


TODOS devem usar filtro solar mesmo nos dias nublados, especialmente as pessoas que sofrem com acne. Utilize produtos específicos para a pele oleosa com SPF 30 ou mais.


Hidrate


Todos os tipos de pele necessitam de hidratação e as oleosas não ficam de fora. Hoje em dia existem várias opções no mercado de hidratantes específicos para peles oleosas.


A pele desidratada se torna sensível e desprotegida, e não é isso que você quer não é? A hidratação deve ser diária, assim como a limpeza.


Consulte um dermatologista


O uso de dermocosméticos pode ser necessário para controlar o surgimento de acne. Evite seguir sugestões de blogueiras e amigos. Um bom dermatologista irá indicar o produto ideal para a sua pele.


Além dos produtos de skincare, existem procedimentos feitos por dermatologistas que melhoram a acne, a aparência dos poros, as cicatrizes e manchas.


Estou à disposição para conversarmos no meu consultório. Você pode agendar um horário pelo telefone (34) 3217-8394 ou WhatsApp (34) 99317-8394.


Dra. Monique Naves - CRM MG 57040 RQE 45099⠀


24 visualizações0 comentário
bottom of page