top of page

Qual ovo de páscoa escolher para ter menos ESPINHAS?



Seja na páscoa, na TPM ou em qualquer outro momento – afinal, todo mundo ama chocolate – você certamente já ouviu alguém dizer que não é bom exagerar porque ele causa espinhas. Será que isso é verdade?

Para começo de conversa, precisamos deixar algumas coisas claras.


O QUE SÃO AS ESPINHAS E QUAIS AS CAUSAS?


As espinhas (ou acnes) nada mais são do que uma inflamação nas glândulas sebáceas e nos folículos pilosos, geralmente motivadas pelo excesso de sebo (gordura) e consequente ação de bactérias.

Apesar de serem mais comuns na adolescência em função das alterações hormonais, elas estão cada vez mais presentes na vida da mulher adulta, seja pelo uso excessivo de corticoides, exposição exagerada ao sol ou contato frequente com óleos e produtos gordurosos.


E O CHOCOLATE... ELE CAUSA ESPINHA?

Apesar de existir essa crença popular, eu diria que é um pouco VERDADE e um pouco MITO! No universo da alimentação, o que vai favorecer o surgimento dessas inflamações é o excesso de açúcar, de carboidratos refinados e de gorduras. Alguns tipos de chocolate têm isso tudo, outros nem tanto.


Se você gosta muito de comer chocolate, não quer abrir mão dessa maravilha e já está preparado(a) pra se jogar nos ovos de páscoa, é bom ficar atento(a) a algumas dicas:


- Primeiramente, não trate o chocolate como vilão, pois ele não é! Associar a alimentação ao sentimento de culpa prejudica a nossa saúde emocional, impede que aproveitemos certas datas comemorativas e compromete nossa autoestima. É bem mais saudável reconhece-lo como algo que dá prazer e nos traz felicidade.

- Dê preferência aos chocolates com mais de 70% de cacau. Além de terem menos ingredientes agressivos à pele, eles possuem esse fruto que é um ótimo antioxidante e traz muitos benefícios para a pele, combatendo o envelhecimento precoce se consumido em quantidades adequadas.


- Evite os brancos e ao leite. Eles são os tipos que mais têm leite, açúcar e gordura.


- Equilíbrio é tudo, sem exageros!

- Divida o ovo de páscoa em pequenas porções. Não tem problema comer um pedacinho todos os dias, você só precisa cuidar para que o consumo esteja inserido em refeições saudáveis e em uma rotina de bons hábitos.

Se você tem histórico de acne ou algum outro problema de pele, é muito importante fazer um acompanhamento dermatológico. Existem diversos tratamentos possíveis para cada caso, e um bom exame clínico pode te ajudar a evitar complicações para a estética e para a saúde.

Caso tenha alguma dúvida, estou à disposição para conversamos no meu consultório. Você pode agendar um horário pelo telefone (34) 3217-8394 ou WhatsApp (34) 99317-8394.


Fontes:

Sociedade Brasileira de Dermatologia. Disponível em:

https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/acne/23/

https://www.sbd-sp.org.br/geral/mitos-e-verdades-sobre-acne/

49 visualizações0 comentário
bottom of page