Respondendo as principais dúvidas sobre depilação a laser



Muitas pessoas têm a pele mais sensível e não conseguem se adaptar tão bem às ceras e às lâminas na hora da depilação. De certa forma, isso ajuda a explicar porque os procedimentos a laser têm se tornado, cada vez mais, a opção nº 1 no combate aos pelos indesejados.


Se você ainda não conhece os benefícios desse tratamento ou tem dúvidas sobre a sua segurança, indicação e contraindicação, este FAQ pode te ajudar!



Como a depilação a laser funciona?


Basicamente, a depilação a laser funciona pela emissão de uma luz diretamente na área tratada, fazendo com que ela aqueça e enfraqueça os folículos responsáveis pelo crescimento dos pelos.


Ao longo de algumas sessões, os folículos pilosos estarão danificados na medida necessária para atrasar ou impedir o surgimento de novos fios.


Para quais áreas do corpo a depilação a laser é indicada?


Os locais mais comuns de uso da depilação a laser são as axilas, pernas, lábio superior, queixo, linha do biquíni e barba. De toda forma, existem tecnologias que permitem um bom resultado em outras áreas do corpo, exceto pálpebras, sobrancelhas ou áreas muito próximas aos olhos.


Para quem a depilação a laser não é indicada?


Houve um momento em que a depilação a laser só era recomendada para pessoas de pele clara e fios mais escuros. Porém, com o avanço nos equipamentos, já é possível encontrar alternativas seguras para peles negras sem expor os pacientes a um risco elevado de hiperpigmentação.


Em geral, a depilação a laser segue contraindicada para pessoas com alguma doença de pele ativa, como psoríase, gestantes e pacientes com a pele recém-bronzeada.


Como eu devo me preparar para a sessão?


Antes de uma depilação a laser, é importante que o paciente evite se expor exageradamente ao sol para não bronzear demais a área tratada. Da mesma forma, é bom evitar outros métodos de depilação que irritam o folículo piloso, como as ceras. O uso cuidadoso de lâmina ou outro método para aparar os pelos está liberado.


A depilação a laser dói?


Durante uma sessão de depilação a laser, alguns pacientes sentem um leve aquecimento na região tratada, mas nada que seja de fato desconfortável. Dependendo da necessidade - especialmente se a pele for muito sensível - é possível aplicar um gel anestésico antes do laser.


Quais os cuidados após a depilação?


Depois de uma sessão, o paciente precisa tomar algumas medidas que não irritem a pele tratada. Nesse sentido, é fundamental:


- Evitar a exposição ao sol;

- Usar protetor solar;

- Não usar lâminas, pinças ou cera;

- Evitar coçar ou pressionar demais a região;

- Manter a área limpa e sem acúmulo de suor.


Você pode conferir outras dicas do pós-depilação clicando aqui.


Quanto tempo leva para a depilação a laser dar resultados?


A Academia Americana de Dermatologia (AAD) reforça que os resultados variam de acordo com a área tratada e com as características da pele de cada paciente. Em geral, costuma-se notar uma redução de 10 a 25% após a primeira sessão. A maioria dos pacientes precisa de 2 a 6 sessões intervaladas, sendo necessária ainda uma manutenção com o passar dos anos.


É bom lembrar que os novos fios crescem mais finos, mais claros e em menor quantidade, mas ao contrário do que muita gente pensa, a depilação a laser não é um tratamento permanente.


A depilação a laser tem algum risco?


Devido à ação do laser e o aquecimento causado na pele, é normal que alguns pacientes notem um leve desconforto, inchaço e vermelhidão no local tratado. Esses efeitos duram cerca de 2 dias e tendem a desaparecer naturalmente.


Complicações como bolhas, manchas, crostas, cicatrizes e outras mudanças na textura da pele são extremamente raras e dependem não só da forma como o procedimento foi realizado, mas também dos cuidados que o paciente manteve após a aplicação do laser.


Onde é mais seguro fazer uma depilação a laser?


Para que a depilação a laser seja mais segura e eficaz, recomenda-se que o paciente busque um dermatologista ou cirurgião estético especializado. Esses profissionais podem fazer uma avaliação mais criteriosa que considere, de fato, as necessidades individuais de cada pessoa.


Caso tenha alguma dúvida sobre esse ou qualquer outro assunto, eu estou aqui para te ajudar. Podemos agendar um horário no meu consultório pelo telefone (34) 3217-8394 ou WhatsApp (34) 99317-8394.


Dra. Monique Naves

CRM MG 57040 RQE 45099


26 visualizações0 comentário