Ter um melanoma pode aumentar o risco de câncer de próstata


Estamos em novembro e, neste mês, o país todo se movimenta em prol de uma campanha que visa alertar homens sobre a importância de falarem e cuidarem da própria saúde. Esse é um mês que se dedica a falar, especificamente, sobre o câncer de próstata, já que ainda é um tabu para os homens a realização dos exames diagnósticos.

Aproveitando a temática, resolvi abordar um assunto que ainda está emergindo: evidências científicas sugerem que um diagnóstico de melanoma cutâneo pode estar associado à incidência de câncer de próstata.

Você pode estar se perguntando o porque uma coisa poderia ter a ver com a outra, mas calma, eu já te explico e com fundamentos científicos!

Vamos ao estudo:

Pesquisadores australianos usaram dados de todos os casos de câncer de próstata e melanoma diagnosticados entre 1972 e 2008 e compilados pelo New South Wales Cancer Registry e examinaram se a incidência de melanoma estava associada a um risco subseqüente aumentado de câncer de próstata.

Para obter tal resposta eles calcularam a taxa de incidência padronizada por idade (SIR) e intervalos de confiança de 95% (IC95%) para a incidência de câncer de próstata após um diagnóstico de melanoma, aplicando taxas específicas de idade e risco.

Nesse compilado de dados, haviam registros de 143.594 homens diagnosticados com câncer de próstata ou câncer melanoma (101.198 e 42.396, respectivamente). O que eles notaram foi que os homens australianos que foram previamente diagnosticados com melanoma cutâneo apresentaram um risco 25% maior de diagnóstico subsequente de câncer de próstata, em comparação com homens sem diagnóstico prévio de melanoma.

Conclusão: o diagnóstico de melanoma aumentou o risco subseqüente de incidência de câncer de próstata.

Mas como essa informação pode ser usada a favor do diagnóstico precoce de câncer em homens? Saber sobre esse potencial de risco futuro é fundamental para que os profissionais envolvidos no tratamento do melanoma estejam alertas para o desenvolvimento de câncer de próstata.

FONTE: Cole-Clark, D., Nair-Shalliker, V., Bang, A. et al. An initial melanoma diagnosis may increase the subsequent risk of prostate cancer: Results from the New South Wales Cancer Registry. Sci Rep 8, 7167 (2018). doi:10.1038/s41598-018-25408-6

15 visualizações0 comentário