top of page

10 alimentos que ajudam a proteger e hidratar a pele seca


Todo mundo já ouviu aquela velha sabedoria de mãe que nos diz que comer mais frutas e verduras faz bem para a pele. Mas será que isso é, de fato, uma verdade?


Como dermatologista, eu preciso te contar que os estudos nos mostram que SIM! Cada vez mais, uma alimentação equilibrada parece contribuir com a hidratação, proteção e saúde do nosso maior órgão.

Se você tem a pele ressecada e está em busca de ajuda para minimizar esses efeitos, a lista que eu trago na sequência pode ser um bom início.


QUAIS AS CAUSAS DE UMA PELE SECA?


Entre os vários tipos de pele classificados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a pele seca é definida como aquela em que a quantidade de água se apresenta abaixo do normal. Em geral, pacientes com esse perfil têm poros pouco visíveis e um risco maior de apresentar descamação, vermelhidão, coceiras e linhas de expressão.


A SBD destaca ainda que a pele seca pode ser resultado de fatores genéticos, hormonais ou ambientais, como o tempo frio, a baixa umidade, o excesso de exposição ao sol e o costume de tomar banhos muito quentes e demorados. Nesse sentido, repensar os hábitos pode fazer a diferença!


COMO A ALIMENTAÇÃO PODE AJUDAR?


Uma dieta equilibrada e com o consumo adequado de frutas, legumes, grãos integrais e verduras tem o poder de fortalecer o nosso sistema imune e, com isso, diminuir os riscos de adoecimento.


Diretamente na pele, os alimentos ricos em vitaminas (A, C, D e E), ômega 3, zinco e selênio estão associados a uma melhor renovação celular, fortalecimento da barreira protetora, ação antioxidante e retenção de água.


Vale a pena ressaltar que, apesar dos benefícios serem claros, a alimentação por si só não faz milagres. Ela precisa estar inserida em um contexto ainda mais saudável, de preferência com bom sono, controle do estresse, prática regular de exercícios físicos e acompanhamento médico.


Clicando aqui você pode conferir as dicas que eu já levantei sobre o skincare para pele seca.


QUAIS ALIMENTOS SÃO RECOMENDADOS NO DIA A DIA?


Aqui está uma listinha que pode te ajudar a hidratar e proteger a pele a partir de hoje:

  1. Fígado bovino (vitamina A e C, selênio e zinco)

  2. Batata-doce (vitaminas A e C)

  3. Cenoura e outros vegetais vermelhos, laranjas e amarelos (vitamina A)

  4. Kiwi (vitamina C)

  5. Leites vegetais, como soja, amêndoa e aveia (vitaminas A, D e potássio)

  6. Atum (ômega 3 e selênio)

  7. Abacate (ômega 3, vitamina C e potássio)

  8. Chá verde (antioxidantes, zinco e potássio)

  9. Chia e linhaça (antioxidantes, zinco e potássio)

  10. Cúrcuma / açafrão (antioxidantes e ação anti inflamatória)

E já que começamos esse artigo falando sobre conselho de mãe, aqui vai mais um: cuidado com os exageros! Até mesmo as vitaminas têm um limite diário recomendado para o bem da saúde.


Caso tenha alguma dúvida sobre esse ou qualquer outro assunto, eu estou aqui para te ajudar. Podemos agendar um horário no meu consultório pelo telefone (34) 3217-8394 ou WhatsApp (34) 99317-8394.


Dra. Monique Naves

CRM MG 57040 RQE 45099⠀

311 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page