5 hábitos que aceleram o envelhecimento da pele



Uma das principais queixas de pacientes que habitam o consultório de qualquer dermatologista é o receio de envelhecer e observar as marcas do tempo na pele. Todo mundo se desespera para testar aquele produto da moda, usar o creme milagroso, aplicar a rotina da blogueira e tratar os sinais o quanto antes.

Na prática, tem um detalhe muito importante passando despercebido. Muita gente sequer se atenta ao fato de que pequenos hábitos adotados ao longo da vida - e repetidos com o tempo - não só atrapalham qualquer tratamento, como também fazem com que os sinais do envelhecimento surjam um pouco (ou muito) antes da hora.

Quer alguns exemplos? Listei 5 costumes nocivos à pele que contribuem para um aspecto envelhecido.

1 - NÃO USAR PROTETOR SOLAR

Fala sério, você está em dia com essa?

Como sempre reforço por aqui, nas minhas redes sociais e em todas as consultas, o protetor solar é FUNDAMENTAL para o bem de qualquer pele. Mais do que estética, é uma questão de SAÚDE! Ele deve ter um FPS de no mínimo 30, ser aplicado todos os dias e reaplicado a cada 2 horas, dentro ou fora de casa, no calor ou no inverno, com sol ou com chuva.

Sempre bom lembrar: o excesso de radiação UV não apenas mancha a pele como favorece o surgimento de rugas, flacidez e até mesmo de câncer.

2 - NÃO HIGIENIZAR A PELE CORRETAMENTE

Especialmente nos dias mais secos, fica evidente o excesso de poeira, fuligem e outras substâncias pairando no ar. Ao longo de um dia completo, essa poluição tende a se acumular na pele, obstruir os poros e prejudicar a atividade celular. O resultado? Radicais livres, inflamações, poros dilatados, ressecamento e muito mais.

Pelo menos à noite, tenha o costume de lavar o rosto muito bem com um sabonete neutro e hidratá-lo com um creme adequado para seu tipo de pele. Nessas horas, vale a pena trocar uma ideia com a dermato para buscar um resultado mais seguro e eficiente.

3 - BEBER POUCA ÁGUA

Agenda cheia, trânsito caótico, pressão no trabalho, cuidado com os filhos... De verdade, você se lembra de tomar água frequentemente ao longo do dia?

Uma pele bem hidratada não depende só de cremes, mas também de uma boa ingestão desse líquido essencial pra vida! O ressecamento facilita o surgimento de manchas, dermatites e outras lesões desagradáveis.

Dica: multiplique o seu peso por 35 mL. O resultado representa, também em mL, a quantidade diária ideal de água para o seu corpo.

4 – COMER MAL

Esse é interessante também! Pra ser mais clara, “comer mal” significa abusar dos açúcares, gorduras e alimentos ultraprocessados. O ideal não só para a nossa pele, mas para a saúde geral do organismo, é investir em uma dieta equilibrada, com o consumo balanceado de carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas e minerais.

E tem mais! As dietas restritivas que provocam uma grande perda de peso também fazem mal pra pele. Elas são responsáveis, por exemplo, pelas estrias e flacidez.

Quer uma outra dica? Frutas, peixes, verduras e legumes são ótimos. Capriche nos alimentos naturais e varie o cardápio.

5 – EXCESSO DE LUZ AZUL

Você está lendo este texto em frente a um eletrônico, certo? E não há problema algum nisso, a menos que já esteja por aí há horas e que tenha o costume de fazer isso diariamente...

O uso exagerado de aparelhos como celular, televisão, tablets e computadores expõe a nossa pele à luz azul, como já mencionei em um outro artigo aqui no meu blog. De acordo com um estudo da USP, a combinação entre a luz visível e a radiação UV, emitida pelo sol, estimula a produção de lipofuscina, um pigmento associado ao envelhecimento da pele. A longo prazo, esse cenário favorece o surgimento de manchas, rugas e até câncer de pele.

Sabe aquele velho conselho de mãe e vó, que nos diz que “equilíbrio é tudo”? Pois bem, é a mais pura verdade!

E é bom reforçar que os hábitos nocivos não param por aí! Apesar de não ter mencionado com muitos detalhes, o costume de fumar, tomar bebidas alcoólicas, dormir mal e não se exercitar regularmente também aceleram o envelhecimento da pele.

Além de cuidar integralmente do próprio corpo, é fundamental que todos consultem um dermatologista no mínimo uma vez ao ano. Essas avaliações de rotina podem servir para tirar dúvidas, acompanhar um tratamento e até mesmo diagnosticar um problema em fase inicial.

Caso tenha interesse em agendar um horário, estou à disposição para conversarmos no meu consultório. Você pode entrar em contato pelo telefone (34) 3217-8394 ou WhatsApp (34) 99317-8394.

Dra. Monique Naves

CRM MG 57040 RQE 45099⠀


13 visualizações0 comentário