top of page

Saiba quais tratamentos estéticos estão liberados na gravidez

Atualizado: 13 de set. de 2022



Por mais que as mamães grávidas estejam com boa parte das atenções voltadas para o bem-estar do bebê, isso não significa que elas não possam encontrar um espacinho no dia a dia para garantir o autocuidado.


Ao longo da gestação, o corpo passa por mudanças hormonais que mexem não só com as características físicas, mas também com a autoestima em geral. E nessas horas, desde que haja segurança e acompanhamento especializado, não há nada de errado em buscar um procedimento estético que faça sentido para as suas necessidades.


Na sequência deste artigo, você vai conhecer quais tratamentos são liberados e quais são contraindicados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) durante a gravidez, lembrando sempre que a saúde da mulher e da criança vem em primeiro lugar!


QUAIS TRATAMENTOS ESTÉTICOS AS GRÁVIDAS PODEM FAZER?


Limpeza de pele


As técnicas convencionais de limpeza e desobstrução dos poros não envolvem produtos químicos perigosos para as mamães, por isso estão liberadas! Você pode conversar com a dermato e programar a sua naturalmente.


Drenagem linfática


Como o corpo da mulher grávida costuma ficar mais inchado pela retenção de líquido, esse tratamento se mostra uma boa alternativa. Se a dermatologista avaliar o seu caso e liberar, está tudo certo. É seguro e bem tranquilo, principalmente depois do terceiro trimestre!


Peelings físicos


Esses procedimentos, especialmente os de cristal, não costumam causar problemas em mulheres grávidas, até porque são técnicas “mecânicas”, ou seja, sem uso de substâncias químicas.


Skincare


Essa rotina pode e deve ser mantida durante a gestação! É importante que a mulher cuide bem da pele, faça uma esfoliação, aplique hidratantes diariamente e sempre - a todo momento - faça uso do protetor solar. Produtos que contenham retinóides, hidroquinona, formol e ftalatos devem ser deixados de lado, ok?


Se você está em busca de algumas dicas para garantir a segurança da skincare no dia a dia, eu recomendo a leitura de um artigo bem completo e já publicado aqui no meu site. Clique aqui e confira.


PROCEDIMENTOS CONTRAINDICADOS


A SBD destaca que boa parte dos riscos dos tratamentos estéticos em mulheres grávidas são, na verdade, desconhecidos. Esse público não costuma fazer parte dos testes com produtos químicos e, por consequência, fica difícil especificar o que de fato pode ocorrer após um contato com as substâncias.


Peeling químico


Ao contrário dos peelings físicos, os químicos envolvem produtos químicos com ácidos e derivados de alta absorção na pele. O ideal é aguardar o fim da gestação e lactação para iniciar o tratamento com segurança.


Radiofrequência


Esse tipo de tratamento é muito procurado para combater a gordura localizada, flacidez, estrias e cicatrizes. Por outro lado, a emissão de ondas eletromagnéticas não são recomendadas durante a gravidez por terem o potencial de interferir não só no organismo da mulher, mas também no processo de formação do bebê.


Depilação a laser, laser fracionado, luz pulsada e semelhantes


Há controvérsias! A maioria dos equipamentos de depilação a laser estimulam o aumento na produção de melanina, o que especialmente durante a gravidez pode representar o surgimento de manchas escuras e indesejadas na pele. Por segurança, é melhor deixá-los para depois.


Alisamento e coloração do cabelo


A dermatologia não cuida apenas da pele, sabia? Nós também estamos de olho na saúde e na beleza dos fios de cabelo.


Os químicos usados no processo de alisamento e coloração - geralmente compostos por formol - têm uma alta absorção e podem entrar na corrente sanguínea por meio do couro cabeludo. Esse contato é nocivo à saúde do bebê e tem o poder de interferir até mesmo na formação da criança. Por mais que alguns fabricantes afirmem não incluir formol e amônia na composição dos seus produtos, é difícil garantirmos a veracidade do fato. Fique atenta e fale com a sua dermato!


Caso tenha alguma dúvida sobre esse ou qualquer outro assunto, lembre-se que estou à disposição. Podemos agendar um horário no meu consultório pelo telefone (34) 3217-8394 ou WhatsApp (34) 99317-8394.


Dra. Monique Naves

CRM MG 57040 RQE 45099⠀


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page