top of page

Tratamento para CICATRIZ: esclareça todas as suas dúvidas



As cicatrizes são pequenas (ou grandes) marcas que nós carregamos no corpo e que ajudam a contar a nossa história de vida.


Ainda que essa seja uma forma justa de enxergar as coisas, é totalmente compreensível que algumas pessoas também se sintam desconfortáveis com os sinais mais aparentes. De fato, não há nada de errado em querer tratá-las!


Nesse artigo, eu vou te contar um pouquinho mais sobre a formação das cicatrizes e o que você pode fazer para suavizar os seus efeitos na pele de uma maneira segura e efetiva, sem milagres!


COMO UMA CICATRIZ É FORMADA?


As cicatrizes são resultados de um processo de regeneração da nossa pele após um corte, queimadura, cirurgia e escoriação.


Uma vez machucada, a pele estimula a ação do colágeno para que ele feche a ferida e recupere a sua aparência natural, tanto por uma questão estética quanto pela saúde do corpo. Vale lembrar que uma lesão aberta sempre tem um risco elevado de infecções mais sérias.


O processo de cicatrização varia muito de acordo com o local do corpo, a causa do machucado, o tamanho da lesão e outras características próprias de cada pessoa (etnia, sexo, idade, etc.). É isso que explica porque algumas marcas são maiores ou têm coloração diferente das outras.


QUAL A DIFERENÇA ENTRE CICATRIZ HIPERTRÓFICA E QUELOIDE?


Existem pelo menos duas grandes queixas estéticas quando o assunto é uma cicatriz.


Tanto as cicatrizes hipertróficas quanto o queloide são provocados por uma grande quantidade de colágeno acumulada na região do corte, fazendo com que a regeneração fique mais alta, vermelha e endurecida.


A principal diferença entre elas é que o queloide tem um período inflamatório mais demorado e normalmente ultrapassa os limites da ferida.


Outro ponto a se destacar é que, na maioria das vezes, as cicatrizes hipertróficas somem com o tempo.


COMO TRATAR UMA CICATRIZ?


Se você chegou até aqui, provavelmente já entendeu que cada marca tem as suas peculiaridades. Isso faz com que os tratamentos também variem conforme o local da cicatriz, seu tamanho e tempo de existência.


Quanto mais antiga for a sua cicatriz, mais difícil será para suavizá-la. Isso não significa, porém, que não existam boas alternativas disponíveis no consultório da dermato.


Para quem está em busca de ajuda para lidar com esses detalhes incômodos, vale a pena conhecer:


  • Tratamentos a laser: existe uma infinidade de aparelhos e tecnologias no mercado, cada uma com objetivos diferentes. Os lasers podem ajudar a diminuir o tamanho das cicatrizes, melhorar sua coloração, estimular a formação de colágeno e até mesmo promover uma espécie de “lixamento” na pele. O ETHEREA DUALMODE® é uma ótima opção. Procure uma dermatologista especializada no assunto!


  • Dermoabrasão: é um procedimento indicado especialmente para as cicatrizes menores, com as provocadas por acnes. Nesse caso, a dermatologista usa um aparelho mecânico para fazer uma “raspagem” e remover as imperfeições da pele.


  • Peeling químico: nesse tratamento, um profissional aplica algumas substâncias químicas controladas, como os ácidos, para estimular a renovação das células. Ele também é indicado para cicatrizes menores localizadas no rosto.


  • Microagulhamento: como o próprio nome indica, esse procedimento utiliza agulhas muito pequenas para perfurar a área tratada e estimular a produção de colágeno no local.


  • Preenchimento dérmico: nesse caso, especialmente quando existem cicatrizes mais profundas, a dermato pode aplicar uma dose de ácido hialurônico para ajustar o volume da região e suavizar as marcas indesejadas.


  • Cirurgia: também existe a possibilidade de tratar as cicatrizes com uma cirurgia. Em geral, essa alternativa é considerada quando os outros procedimentos estéticos não entregam um resultado satisfatório para o paciente.


Eu sei que parece óbvio, mas eu preciso reforçar: todos esses tratamentos só devem ser feitos após uma boa consulta com a dermatologista. Eles exigem cuidados antes e depois das sessões, e por isso você precisa estar devidamente preparado(a) e orientado.


Conte comigo para tirar suas dúvidas e fique à vontade para marcar um horário no meu consultório pelo telefone (34) 3217-8394 ou WhatsApp (34) 99317-8394.


Dra. Monique Naves

CRM MG 57040 RQE 45099⠀


________



275 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page