Pele bonita é pele com rotina #PeleMista


Quem acompanha os meus conteúdos nas redes sociais e aqui no Blog sabe bem que eu sempre compartilho dicas importantes de skincare para todos os tipos de pele.


E não se engane, você não leu errado! Realmente existem vários tipos, cada um com as suas peculiaridades e exigências na hora de aplicar os produtinhos da moda.


Só para você ter uma ideia, a série de conteúdos é extensa! Já falei sobre a pele dos adolescentes e dos idosos, dos homens, cuidados com a pele negra, rotina de pele oleosa e skincare para pele seca. Hoje, como não podia faltar, chegou a hora de entrar nos detalhes do que nós, dermatologistas, chamamos de pele mista.


O QUE É PELE MISTA?


De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a pele mista é o tipo mais frequente na população, sendo conhecida por apresentar áreas mais secas (bochechas e extremidades) e outras mais oleosas (zona T, compreendida entre a testa, o nariz e o queixo).


Em geral, a genética é o principal fator que vai determinar qual tipo de pele seu rosto terá, mas é claro que ela não é a único. Nós também sofremos os efeitos do meio ambiente, dos hormônios, dos hábitos de vida, do estresse diário e até mesmo do uso de produtos que não combinam com as nossas necessidades.


Para descobrir qual é o seu tipo, é fundamental procurar um dermatologista experiente. Somente um profissional está habilitado a fazer uma avaliação e indicar os melhores cosméticos para a sua saúde, beleza e segurança.


QUAL A ROTINA DE CUIDADOS PARA PELE MISTA?


Como você já deve imaginar, a pele mista exige uma atenção redobrada para que cada região do rosto tenha o cuidado adequado, certo?


Confira as 6 dicas de ouro e consulte a sua dermato para colocar a skincare em prática.


1 - Limpeza


Esse primeiro passo é fundamental para deixar o seu rosto livre das impurezas acumuladas ao longo do dia e durante uma boa noite de sono. É nessa etapa, também, que conseguimos retirar o excesso de oleosidade e uniformizar a pele para os próximos cosméticos.


Use sabonetes neutros, gel para limpeza, espumas e limpadores a base de óleo (eu sei que parece contraditório, mas eles não vão desequilibrar a oleosidade natural) tanto pela manhã quanto à noite, antes de dormir. Faça sempre movimentos leves e enxágue com bastante água corrente.


2 - Esfoliação


Essa é uma etapa adicional da limpeza, servindo principalmente para desobstruir os poros, remover células mortas e uniformizar o tom da pele.


Escolha um produto suave, à base de água, e aplique no rosto durante o período da manhã por pelo menos 2x na semana. Tente respeitar esse intervalo e não exagerar na força ao longo da aplicação. Lembre-se de priorizar a zona T, a mais afetada pela oleosidade.


3 - Booster e séruns


Muita gente acredita que essa etapa é dispensável, mas eu não concordo! Os booster são muito importantes para controlar a oleosidade da pele, ajudar na hidratação e até mesmo fortalecer a barreira de proteção. Escolhendo o produto certo, você tem tudo para colher esses benefícios sem prejudicar as características das áreas secas e oleosas.


Dica: troque uma ideia com a dermato sobre o tipo ideal para sua pele. Os boosters geralmente são feitos para um objetivo específico.


4 - Hidratação


Aqui vai um ponto de atenção: não adianta limpar e esfoliar a pele, mas esquecer de passar o hidratante. A área seca pode ressecar ainda mais, enquanto a oleosa pode sofrer um efeito rebote e piorar a situação.


Aplique um creme mais leve durante o dia, e priorize um soro emoliente e com mais nutrientes durante a noite. Ambos vão ajudar a reter água na pele.


5 - Creme para os olhos


Ninguém lembra dos olhos, a não ser durante a maquiagem, né? Mas deveria! Essa área é muito sensível, vulnerável e geralmente desidratada.


Aplique um creme específico com movimentos leves e circulares. Cumprindo essa etapa todos os dias, você deve notar uma boa melhora nas linhas de expressão, sinais de envelhecimento, olheiras e aspecto ressecado.


6 - Protetor solar


Essa aqui é uma regra fundamental! Todo mundo precisa usar um protetor com FPS 30 ou mais, aplicar todo dia e reaplicar a cada 2 horas. A orientação serve para o rosto e também para o corpo.


Para quem tem pele mista, o ideal é buscar um produto sem muitos segredos. Quanto mais leve a composição, melhor. Dependendo do nível de desequilíbrio da oleosidade, pode ser necessário usar produtos diferentes para a zona T e para as extremidades, mas somente uma consulta com a dermatologista pode dizer o que de fato funcionará para o seu caso.


Dica extra: é bom lembrar que a skincare não se resume aos cosméticos. Cuidar da alimentação, do sono, atividades físicas e estresse também potencializa os resultados na pele.

Caso tenha alguma dúvida sobre esse ou qualquer outro assunto, lembre-se que estou à disposição. Podemos agendar um horário no meu consultório pelo telefone (34) 3217-8394 ou WhatsApp (34) 99317-8394.


Dra. Monique Naves

CRM MG 57040 RQE 45099⠀

7 visualizações0 comentário